Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-12-2010

A RESILIÊNCIA SOCIAL E A MODERNIDADE BLOQUEADA (Parte II)
RESILIÊNCIA POLÍTICA
A RESILIÊNCIA SOCIAL E A MODERNIDADE BLOQUEADA (Parte II)

No último artigo publicado neste espaço tratamos da Resiliência Social e a Modernidade Bloqueada, abordando alguns conceitos pertinentes e enfatizando a tolerância do cidadão aos atos abusivos e arbitrários sofridos pela sociedade brasileira. Na sequência, abordaremos a questão da resiliência e a atuação dos indivíduos no contexto político-social do município de Itapemirim.

Na última sessão do ano de 2010 da Câmara Municipal de Itapemirim, foi possível presenciar considerável número de pessoas atentas ao trabalho do legislativo, manifestando, consequentemente, seu interesse pelos projetos apresentados, discutidos e votados naquela Casa de Leis. Parabéns, portanto, aos itapemirinenses presentes pela participação na vida política do município.

Na condição de eleitora daquela cidade, sinto-me no direito e no dever de externar minha satisfação com a atuação do vereador Bil, não apenas na referida sessão, mas ao longo de sua vida política que, acredito, está apenas se despontando, pois creio que um homem com o seu caráter e sua coragem mereça usufruir de longevidade política.

Este vereador tem mostrado a que veio, tem deixado subentendido o que não pode, por questões éticas, dentre outras, anunciar claramente, mas "para bom entendedor, meia palavra basta". Dessa forma, o inteligente edil além de nos brindar com seu brilhante discurso, a propósito, tem o dom da oratória, nos coloca a par de determinadas situações que, ora nos deixa satisfeitos, ora boquiabertos.

Assim, voltando ao caso da resiliência, podemos perceber que ao afirmarem que o ser humano não possui total resistência, ao estresse, por exemplo, os estudiosos do assunto estão corretos, a presença da população itapemirinense naquela sessão nos dá provas disso.

Quanto à resiliência política, o que se ouve dizer é que dificilmente uma pessoa ao optar pela "vida política", ou seja, engajar-se nas esferas legislativas e/ou executivas, ficam ilesas à corrupção. Esperamos poder repetir por tempo indefinido que: o Senhor Valdemir Pereira Gama (Vereador Bil) não entra nesta classificação, pois mesmo sendo atingido pelas fagulhas que se desprendem do universo do qual faz parte, não se dobra qual metal ao ser posto à prova para depois fingir ser o mesmo e pedir a confiança do povo, conforme fazem muitos de nossos representantes, (vimos na matéria anterior que isso seria humanamente impossível, pois apenas os objetos possuem tal resiliência).

O que queremos dizer é que para serem bons representantes daqueles que os elegem, nossos edis e demais políticos precisam entender que, embora não possam evitar certos absurdos, podem sim, dizer NíO a propostas ilícitas!

Parabéns Bil e outros que não possuo conhecimento bastante para citar, mas que sejam de mesma índole.

Creio que o Deus a quem serve, o qual você não usa para se promover, esteja feliz com sua conduta.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elizabete Oasky    |      Imprimir