Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 28-12-2010

Alencar está internado há seis dias e faz tratamento de hemodiálise
Vice-presidente não deve sair da UTI nesta terça, disse médico Paulo Hoff. Isso só será possível se José Alencar apresentar melhora no quadro clínico.
Alencar está internado há seis dias e faz tratamento de hemodiálise
Foto: g1.globo.com

O médico Paulo Hoff, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse na manhã desta terça-feira (28) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que o quadro clínico do vice-presidente segue estável e que não há previsão de saída dele da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Ele não deve sair da UTI, se apresentar melhora, podemos avaliar". O hospital não divulgou novo boletim médico.

O vice-presidente José Alencar está internado há seis dias. Ele chegou na quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder dois litros de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos no início da madrugada de quinta-feira (23). Segundo a equipe médica, ele está fazendo tratamento de hemodiálise, em estado considerado delicado e estável.

Assim que chegou ao hospital, o vice-presidente foi levado à sala de cirurgia. A operação foi iniciada, mas os médicos não conseguiram estancar a hemorragia. Por este motivo, ele foi encaminhado a UTI para receber antibióticos, plasma, plaquetas e transfusão de sangue.

Posse de Dilma
O médico Roberto Kalil Filho disse, nesta segunda-feira (27), que não liberaria o vice-presidente para participar da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Roussef, no dia 1º de janeiro, em Brasília. "Se a posse de Dilma [Rousseff] fosse hoje [segunda-feira], ele não iria. Seria muito cedo, prematuro afirmar isso. Ele praticamente só fala sobre a posse da Dilma", disse o médico de José Alencar.

No sábado (25), Roberto Kalil Filho havia dito que a presença do vice-presidente na posse de Dilma dependeria da estabilidade do quadro de saúde de Alencar. "Se ele estiver estável, vai à posse por algumas horas e volta". A assessoria de imprensa do hospital informou que Alencar respira sem a ajuda de aparelhos O tratamento de hemodiálise segue normalmente", afirmou o médico.

Visitas
O deputado federal José Genoino (PT-SP) visitou, por cerca de 40 minutos, na tarde desta segunda-feira (27) o vice-presidente José Alencar. Segundo Genoino, Alencar "demonstrou confiança e está animado. O que mais me impressiona é a lucidez dele. [Ele] Está muito lúcido", afirmou. "O Alencar disse que ‘se minha hora chegar chegou, se não chegar, não é dessa vez’".

Genoino disse que a conversa entre os dois, acompanhada pela mulher de Alencar, Marisa, foi sobre o governo, e sobre os planos do vice-presidente de descer a rampa do Palácio do Planalto junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a transmissão do cargo à presidente eleita, Dilma Rousseff.

No domingo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou Alencar e se disse "esperançoso" sobre a presença de Alencar na posse de Dilma Rousseff. Ele ficou cerca de meia hora com o vice-presidente. O ministro afirmou que Alencar se recupera bem. "Ele quer concluir a missão dele [participar da posse] e acho que ele tem condições porque está se recuperando", disse Mantega.

Na quinta, Alencar recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff. "Espero estar lá [na posse], e que os médicos me liberem para tomar um golinho", teria dito Alencar para Lula e Dilma, de acordo com a assessoria do hospital.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, visitou o vice-presidente nesta sexta-feira. "Eu o encontrei muito bem disposto, conversando. Não queria deixar a gente sair do quarto da UTI onde está internado", disse Kassab, que estava acompanhado do vice-governador Guilherme Afif Domingos. "Acho que o Brasil inteiro torce por isso [na posse], que ele esteja em condições de realizar um sonho", comentou Afif.

Hemorragia
Internado desde quarta, o vice-presidente luta contra as complicações do câncer na região de abdome. Na tarde deste domingo, o cirurgião Raul Cutait, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse aos jornalistas que o quadro clínico do vice-presidente segue estável. Alencar também não está fazendo hemodiálise.

Luta contra o câncer
Alencar luta contra um câncer na região do abdômen e já passou por mais de 15 cirurgias. Em julho de 2009, foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em setembro deste ano, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir