Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2010

Bomba explode em tribunal de Atenas, mas não deixa vítimas
Bombeiros trabalham para apagar o fogo dos veículos estacionados junto à sede do tribunal
Bomba explode em tribunal de Atenas, mas não deixa vítimas
Foto: noticias.terra.com.br

Uma explosão de grandes proporções sacudiu nesta quinta-feira o prédio de um tribunal em Atenas, causando grandes danos materiais mas nenhuma vítima, informou a polícia. O atentado ocorreu por volta das 8h20 do horário local (4h20 de Brasília), e uma ligação telefônica ao jornal ateniense Elefterotipia, com 40 minutos de antecedência, permitiu que as autoridades evacuassem o edifício a tempo.

Segundo as primeiras informações da emissora estatal NET, se trata de um veículo-bomba - provavelmente uma moto - que estava estacionado nos arredores do tribunal. Os autores do atentado deram instruções específicas sobre o lugar em que estava a moto e o número da placa.

Pelo menos dez veículos estacionados nas proximidades pegaram fogo ou sofreram graves danos. O edifício do tribunal sofreu danos consideráveis em sua fachada e vidraças ficaram quebradas em todos os andares. O tribunal fica em uma rua muito movimentada, a três km do centro de Atenas.

Rodopi Kulumbis, funcionária do tribunal, declarou à emissora Mega que "a explosão foi muito forte" e que a polícia evacuou os empregados do prédio após uma chamada de advertência.

Vários grupos armados de esquerda vêm agindo na Grécia nos últimos cinco anos, com atentados com explosivos contra alvos da administração pública, políticos, empresários e Polícia.

A última onda de atentados ocorreu em novembro, quando 14 pacotes-bomba foram enviados a embaixadas em Atenas e a políticos europeus, o que deixou uma pessoa ferida. As ações foram atribuídas à organização radical grega "Conspiração de Núcleos de Fogo".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir