Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-01-2011

A SOLIDíO E O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Existem no mundo bilhões de solitários.
A SOLIDíO E O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Pessoas que estão sozinhas, vivem sozinhas ou se sentem sozinhas, mesmo cercadas de família, amigos, colegas de trabalho, membros de igrejas, companheiros de clube e outras atividades sociais, não importa: estão sempre solitárias. Não vamos desvendar os mistérios da psique humana, mas apenas comentar sobre a relação entre a solidão e o medo de falar em público.

Indivíduos que gostam de se isolar perdem boa parte das oportunidades de serem felizes. Se for por opção, sentem menos estes sintomas, porém se o distanciamento for por outros motivos, é preciso buscar ajuda de profissionais, pois tudo tem solução quanto o assunto é timidez.

Falar em público, persuadir, seduzir, convencer, defender são algumas atitudes que devemos ter em nosso dia a dia. Porém alguns indivíduos não conseguem expor suas idéias, bloqueando seu desempenho pessoal e profissional. Mas por que isso acontece? Existem vários fatores mas vamos destacar o técnico: onde a pessoa não tem conhecimento sobre o assunto, desconhece detalhes ou não se interessa pelo tema, ou ainda nem se preparou através de ensaios para a apresentação. Outro fator é emocional, e é aí justamente que o risco da fobia social aumenta. Durante nossa formação, passamos por provas que abalam nosso autoestima e a imagem que temos da reação que as pessoas tem de nós. Diversas dúvidas começam a surgir, por exemplo na adolescência: "será que vou conseguir?" ou "O que os outros pensam de mim" e até as mais radicais: ""o mundo está contra mim".

Quando ficamos expostos a uma platéia – mesmo que pequena, em família por exemplo, surge o medo da crítica, de ser avaliado, de ser rejeitado e nosso sistema nervoso bloqueia todas as ações: as mão suam, a voz fica ressecada e as pernas tremem.

É claro que em alguns momentos precisamos de nos isolar para colocar nosso pensamento e emoções em ordem. A meditação é um ótimo exercício para estar de bem com o mundo. O problema é quando algumas pessoas evitam até mesmo de atender telefone, abrir a porta, não saem de casa e pior: se isolam no mundo virtual, com seus amigos e utopias das redes sociais.

Para vencer a timidez e o medo de falar em público precisamos reprogramar nossa mente, elevando a autoestima e pensando positivamente. Temos que ter em mente que nosso sucesso depende de um esforço individual para ultrapassar os obstáculos, mesmo que isso significa encarar o público. Lembre-se de todos os medos que já superou e como os achou bem menores após decifrá-los.

Não se deixe levar pelo medo, isolando-se do mundo, criando uma fantasiosa proteção. Precisamos nos comunicar, estar junto de pessoas de diversas idades, culturas e interagindo com diversos segmentos da sociedade. O home é um ser social e precisa de outro. Identificar qual o motivo de seu bloqueio para se comunicar com outras pessoas e falar em público é o primeiro passo para a superação. Cursos de Oratória, Teatro, Canto, além de atividades físicas, qualidade de vida e boa alimentação, são componentes para uma perfeita comunicação social.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir