Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-01-2011

125 mil cearenses já mudaram de operadora
O aproveitamento entre solicitações e portabilidades efetivadas é de 76,99% , um pouco abaixo da média no País
125 mil cearenses já mudaram de operadora
Foto: diariodonordeste.globo.com

O Ceará chegou a 163.156 pedidos de mudança de operadora de linha telefônica (fixa e móvel), dos quais 125.619 foram efetivados, entre primeiro de setembro de 2008 até o último dia nove deste mês. Um aproveitamento de 76,99%. Em relação a outubro do ano passado, quando, pela primeira vez, a portabilidade numérica passou as 100 mil solicitações efetivadas, o crescimento foi de 25%. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações(ABR Telecom).

Das mais de 125 mil migrações de usuários de uma empresa telefônica para outra, sem modificar o número original, no Estado, 62.119 são de linhas fixas e 63.500 de móveis.

O detalhe é que no comparativo com a quantidade de pedidos, respectivamente, 83.145 e 80.011, o aproveitamento é melhor nas efetivações de linhas para celular 79,36% contra 74,71% das fixas.

No País

Mais de 10 milhões de pessoas já solicitaram a portabilidade numérica no Brasil desde o início da operação até o último dia nove de janeiro de 2011. 79,60% tiveram êxito e conseguiram manter o mesmo número, apesar da troca de empresa de telefonia. Ao todo, são 8.037.183 efetivações. Destas, 2.546.296 são portabilidades de linhas fixas contra 5.490.887 de móveis. A diferença é maior que o dobro de uma para outra.

No Nordeste

Enquanto o percentual de aproveitamento entre as solicitações e as efetivações gira em torno de 76% no Ceará, um pouco abaixo da média nacional que fica em cerca de 79%, no restante da região nordestina outros três estados também ficam abaixo do patamar brasileiro. É o caso do Piauí (78%), Bahia (76%)e Maranhão (75%). Por outro lado, Paraíba (82%), Rio Grande do Norte (81%) e Sergipe (80%) ultrapassaram o aproveitamento nacional. Pernambuco e Alagoas, com 79% cada, ficaram dentro da média.

Para solicitar o serviço, o consumidor que detém a linha deve entrar em contato com a operadora para qual ele pretende se tornar cliente.

FALHA NO SERVIÇO
TIM passa parte do dia sem sinal no Estado

O início da noite de ontem foi de chateação para os clientes da operadora TIM. Como vem se tornando usual nos últimos meses, quem precisou ligar para números da empresa no Ceará, em muitos casos, não conseguiu completar a chamada. Os usuários também se queixaram de falhas na rede 3G, que desde o fim da tarde não conectava.

As reclamações contra as falhas da empresa logo chegaram ao Twitter. Diversos usuários da rede social utilizaram a ferramenta para falar sobre os problemas que estavam tendo com a operadora, tanto no Ceará quanto em outros estados, e que até o fechamento desta edição ainda não tinham sido solucionados.

Em dezembro, clientes da TIM também tiveram dificuldades em utilizar os serviços da operadora entre os dias 15 e 17 e durante o Natal, quando houve falhas no envio de mensagens de texto. A assessoria de comunicação da empresa informou que os problemas estavam sendo apurados.

Fonte: diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir