Categoria Entretenimento  Noticia Atualizada em 11-01-2011

Big Brother Brasil chama para a briga
A maratona Big Brother Brasil 11 começa hoje, na TV Globo, logo após a novela Passione, com a promessa de explodir a audiência e causar polêmica na atração mais assistida da TV brasileira. Baixarias e assuntos polêmicos como sexualidade serão debatidos no
Big Brother Brasil chama para a briga
Foto: bbb13.com

A casa será formada por 17 participantes de vários Estados. O diretor do reality, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, se considera o 18º participante, porém, sem direito a levar o prêmio de R$ 1,5 milhão.

Suas declarações no Twitter têm causado polvorosa e aumentado milhares de vezes o número de seus seguidores. Uma das razões é que Boninho declarou que nesta edição a "porrada" entre os confinados está confirmada. A emissora desmente a declaração e informa que não será permitido agressões entre os participantes.

Para os críticos de televisão. o comportamento de Boninho é totalmente estratégico para atrair a atenção do público e que a expressão ‘porrada' está relacionada aos esperados conflitos que naturalmente existirão.
"O Boninho tem uma equipe muito boa e ele sabe mexer com a opinião das pessoas. Ele faz a concorrência se mexer, pois antigamente nessa época do ano os programas eram só reprise e hoje o BBB agita", explica Flávio Ricco.

O pesquisador em teledramaturgia da USP, Claudino Mayer, compartilha a opinião e acrescenta que Boninho apenas está provocando agitação esperada. "Não pode ter monotonia. Tem que mostrar quem são as pessoas que fazem parte daquela proposta, independentemente de suas classes sociais e até opções sexuais", ressalta.

Segundo a professora mestre em psicologia Angélica Capelari, da Universidade Metodista de São Paulo, a suposta liberação das agressões físicas teria maior repercussão interna do que externa. "Os participantes acabam sendo mais transparentes. Devem agir de forma menos falsa, como se estivessem fora da casa", analisa.

E não é regra que a violência exibida na TV estimule a agressividade. "(Brigas na casa) não causariam grandes efeitos porque a televisão já veicula vários programas com imagens do tipo", alega.

Fantasiosos, desenhos infantis seriam mais preocupantes do que o BBB. "Na animação, o boneco ganha vida novamente. Na realidade, isso não acontece", aponta. E completa: "Pode favorecer a agressividade em pessoas que já tenham uma tendência a um comportamento mais violento".

Já a liberação da vodca (antes, tomava-se ice e cerveja) aliada à hipotética permissão das brigas é preocupante - mais uma vez - entre os brothers. "Não vejo problemas quanto ao consumo de álcool, afinal a bebida é legalizada e propagandeada no Brasil. Mas a dupla liberação pode gerar comportamentos bem alterados", observa.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir