Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-01-2011

Quatro bombeiros morrem soterrados em Nova Friburgo
Situação também é crítica em Teresópolis, onde 12 pessoas já morreram
Quatro bombeiros morrem soterrados em Nova Friburgo
Foto: oglobo.globo.com

RIO - Quatro bombeiros morreram e três estão desaparecidos após um deslizamento de terra em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O grupo estava em uma viatura que se deslocava para prestar socorro a vítimas da chuva quando foi soterrada por um barranco que desabou. Com isso, sobe para sete o número de mortes provocadas pela chuva no município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há comunicação com o batalhão de Nova Friburgo, já que todo o município está sem energia. Ainda não há um balanço oficial dos estragos provocados pela chuva e há a possibilidade de que o número de vítimas seja ainda maior.

Na tarde de terça-feira, um homem de 64 anos e a uma criança de sete anos morreram após o desabamento de um imóvel na rua São Roque, no bairro de Olaria. Um bebê foi resgatado com vida dos escombros, além de um menino de 10 anos. A sétima vítima, segundo os bombeiros, teria morrido no bairro Vila Amélia. Mais de dez famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, informou que a situação é muito grave na Região Serrana. Ele informou que mobilizou todos os helicópteros do governo, inclusive das polícias civil e militar, para levar bombeiros e equipamentos para as regiões mais castigadas pelas chuvas.

O coordenador da Defesa Civil de Friburgo, coronel Roberto Robadey, disse que o município registrou pelo menos 30 deslizamentos de terra nas últimas horas. Segundo ele, o volume de chuvas chegou a 260 mm em 24 horas, enquanto em todo o mês de janeiro o volume foi de 180 mm.

O fornecimento de energia elétrica foi interrompido na cidade, as ruas estão inundadas, e não há comunicação. Cerca de 60 homens da Defesa Civil atuam no resgate das vítimas.



Situação também é caótica em Teresópolis

E em Teresópolis, as chuvas da madrugada já provocaram pelo menos 12 mortes. A cidade também está sem energia elétrica e muitos bairros ficaram isolados. Na BR-116, no trecho que liga o Rio a Teresópolis, há várias interdições. O trânsito está interrompido no trecho entre Teresópolis e Além Paraíba, nos dois sentidos. Deslizamentos aconteceram nos quilômetros 19, 54 e 55. Já no quilômetro 79, um caminhão foi soterrado. Não há informações sobre vítimas.

Uma árvore caiu e faz com que o trânsito siga em meia pista na BR 040, Rio-Juiz de Fora, no sentido Rio, no quilômetro 52. Trânsito também em meia pista nos quilômetros 12 e 41, por causa de barreiras que caíram. No quilômetro 9, uma pedra rolou e metade da pista teve que ser bloqueada, mas já foi liberada.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir