Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2011

Telha de barro feito na coxa.
A produção de telhas feitas dessa forma teve início no final do século XVI até o início do século XIX.
Telha de barro feito na coxa.
Foto: José Rubens Brumana

Na época da escravidão no Brasil, os escravos doentes ou impedidos de realizar trabalhos pesados eram levados a realizar uma tarefa relativamente mais fácil. Explicou o historiador Chiquinho de Miguel. Relata ainda que eram os responsáveis por moldar em suas coxas com folha de bananeira untada com um tipo de azeite e molda as telhas em sua coxa, que em algumas vezes ficavam em carne viva pois o barro estava em alta temperatura.

" As telhas eram marcadas com os dedos em formas diversas era como um recibo de seu trabalho, um carimbo no barro quente. Com isso os feitores sabiam quem trabalhava ou não", diz. O historiador ressalta que um dos problemas desse tipo de fabricação de telha é que cada escravo possuía um tamanho e formato diferentes de coxa, ficando desiguais quando colocadas nos telhados.. " Com a chuva vinham as goteiras e com a aparência que todo o serviço era mal feito.

Dai a expressão "feito nas coxas", confirma o historiador.
Essa telha pode ver vista na sala do aposentado e cunicultor Oscar Fernandes, de lagoa Funda, feita de demolições de casas antigas, onde encontrou essa telha, demonstra indignado aos visitantes um lado cruel da escravidão no pais.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir