Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-01-2011

DE SACO CHEIO
A express�o � chula mas n�o encontrei outra que traduza o que estou sentindo em rela��o a tantas cr�ticas a Marata�zes.
DE SACO CHEIO

Desde colunas de jornais da capital, passando por Cachoeiro e chegando aos eternos cr�ticos maratimbas, o bombardeio tem sido constante, implac�vel e muitas vezes sem respaldo que o justifique.

As cr�ticas sempre fizeram parte da minha exist�ncia enquanto cidad�,s�o salutares, bem vindas, ajudam a construir melhores cidades, melhores relacionamentos e, principalmente, melhores pessoas. Mas falar mal de Marata�zes est� se tornando um lugar comum, parece assunto n�o de quem est�, de fato, preocupado com a cidade, mas de quem tem um ran�o obscuro a ser tratado. Sen�o, vejamos. Um questionamento sacal � o porqu� das obras na cidade n�o terem sido feitas fora do per�odo de veraneio, principalmente o da avenida principal de Marata�zes. Ora, o engordamento da orla terminou em dezembro, obra do governo federal, cronograma que em nada dependeu do governo municipal.

Portanto, o asfalto que foi colocado e a capta��o de �guas pluviais da mesma avenida dependiam do t�rmino da primeira grande obra. Acusam o asfalto de 1,99, mas quem foi o t�cnico dos cr�ticos que fez esta avalia��o, algum engenheiro com forma��o suficiente para isso? Aceito a cr�tica se for feita por algu�m gabaritado para tal, de posse de um laudo t�cnico atestando o qu�o vagabundo � o asfalto, s� n�o posso me emprenhar pela orelha e sair por a� repetindo o que ou�o como um ventr�loquo tresloucado.

A cidade est� suja sim, imunda. Mas a coleta de lixo est� muito boa, e o term�metro disso � a porta da minha casa , que sempre foi um lix�o, e por v�rias vezes denunciei o fato. O que ajuda e muito o emporcalhamento da cidade s�o os turistas e moradores mau educados, que deixam seu lixo na praia, que n�o levam suas sacolas de casa e usam o discurso comum que n�o existem lixeiras p�blicas. S�o os bares da orla que vendem seus produtos e n�o limpam a areia que usam, deixando no local milhares de cocos, copos descart�veis, espinhas de peixes e sacolas pl�sticas. S�o os turistas e moradores que reformam suas casas e jogam os entulhos na esquina, na praia ou no terreno baldio, quando deveriam pagar para que o entulho fosse retirado, pois a obriga��o da prefeitura municipal � com o recolhimento do lixo domiciliar e n�o com entulhos de constru��o.

Uma outra quest�o a ser abordada e que � , certamente, a causa de n�o haver maiores investimentos no munic�pio, � a inadimpl�ncia em rela��o ao IPTU. Segundo levantamento feito no setor de arrecada��o da PMM, sessenta por cento das resid�ncias de Marata�zes n�o pagam este imposto. N�o vou entrar no m�rito do que fazer para que esta situa��o se reverta, mas lembrar aos cr�ticos para que verifiquem se seu IPTU est� em dia. Ah... a quest�o do som alto. O que fazer? A resolu��o 204 do CONTRAN , que � um novo enfoque do Art.228 do C�digo de Tr�nsito Brasileiro, � muito claro em rela��o ao assunto. Tem multa, apreens�o do ve�culo e at� pris�o. E se o assunto est� claro no C�digo de Tr�nsito Brasileiro, os respons�veis pela a��o de coibir o que est� acontecendo em Marata�zes s�o os policiais militares e n�o a prefeitura municipal. Ah...o tr�nsito da cidade est� uma loucura com as novas placas indicativas que foram colocadas.

N�o s�o as placas o motivo da loucura, s�o os motoristas que n�o respeitam as placas, que querem trafegar na contra m�o porque n�o tem guarda por perto para multar, porque � s� um pedacinho de nada at� a sua casa, ent�o porque dar uma pequena volta ? Pequena sim, porque em Marata�zes tudo � perto, ent�o os contornos que se fazem para respeitar as placas s�o dist�ncias muito curtas. Mas parece que, mesmo em f�rias, todos est�o estressados, querem chegar logo, burlam as leis e depois reclamam.

Existem muitos problemas em Marata�zes a serem solucionados, problemas cr�nicos, e que n�o se resolver�o com fal�cias. Sugiro que cada cidad�o preocupado com a cidade participe de uma associa��o de moradores, participe das reuni�es de bairros, compare�a �s reuni�es da c�mara de vereadores, f�runs pr�prios para se debater estes assuntos com direcionamento. Amo Marata�zes, tenho aqui o meu umbigo enterrado. N�o cerro os olhos para os problemas, n�o tenho ouvidos de mercador para as cr�ticas, mas t� de saco cheio de gente que por aqui passa uma vez ou outra e se acha no direito, ou no dever (depende da �tica) de falar mal de Marata�zes. A esses convido para ca�rem dentro, venham para a luta, arregacem as mangas.

Foi assim que reconstru�mos o Pal�cio das �guias, que estamos reformando a antiga oficina da estrada de ferro, que salvamos as andorinhas do mar da extin��o em nosso litoral, que estamos lutando pelo parque das fal�sias em Praia dos Ca��es. S�o muitas as frentes. Vai aqui o meu abra�o especial para o Dr.Carlos Sardenberg, incans�vel defensor e homem dispon�vel a todas as lutas por Marata�zes.

    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir