Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2011

Sobe para 640 o número de mortos na Região Serrana do Rio
O número de mortos em consequência das chuvas que castigam desde a semana passada o estado do Rio de Janeiro sobe para 640, conforme o mais recente boletim divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil, no início do sexto dia de trabalhos de resgate.
Sobe para 640 o número de mortos na Região Serrana do Rio
Foto: g1.globo.com

As chuvas do domingo provocaram mais três mortes em Brejal - localidade em um distrito de Petrópolis - e novos deslizamentos bloquearam algumas estradas e dificultaram as tarefas de busca, que prosseguiram durante a madrugada em Teresópolis e Nova Friburgo.

A grande maioria das vítimas morreu pelos deslizamentos da madrugada de quarta-feira, quando toneladas de terra, pedra e lodo sepultou centenas de casas construídas nas encostas das montanhas.

Segundo o novo boletim da Defesa Civil, as equipes de socorro encontraram até o momento 294 corpos em Nova Friburgo, 271 em Teresópolis, 56 em Petrópolis e 19 em Sumidouro.

Apesar de a Defesa Civil não ter dados confiáveis sobre os desaparecidos, os pontos de denúncia instalados pelos diferentes municípios dispõem de uma lista de 133 pessoas que ainda são procuradas por seus familiares.

Segundo a Defesa Civil, ao menos 6.050 pessoas perderam suas casas e outras 7.780 tiveram de abandoná-las temporariamente e refugiar-se em ginásios e escolas públicas porque estão localizadas em áreas de risco.

Desde o fim de semana, as operações de resgate estão sob a coordenação das Forças Armadas, que montaram uma base aérea de operações na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira em Teresópolis.

Apesar de nesta segunda-feira de manhã não ter sido registrada chuvas na região, os meteorologistas preveem que as precipitações na Região Serrana do Rio de Janeiro prosseguirão pelo menos até a próxima quinta-feira.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou no domingo estado de calamidade pública nos sete municípios mais afetados para facilitar a reconstrução dessas cidades.

O estado excepcional regerá pelo período inicial de 180 dias nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

A medida procura facilitar os trabalhos de reconstrução da infraestrutura e dos imóveis destruídos pelas chuvas, já que permitem contratar empresas, obras e trabalhadores e adquirir material sem necessidade de fazer licitações públicas e passando por cima de outros trâmites burocráticos.

Além dos trabalhos de resgate, as autoridades também se esforçam em restabelecer todos os serviços públicos devido a que numerosas áreas continuam sem provisão de energia elétrica, água e telefonia.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir