Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2011

Tire dúvidas sobre as inscrições no Sisu
O prazo para fazer a inscrição terminaria nesta terça-feira (18), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação e seguem até a próxima quinta-feira (20)
Tire dúvidas sobre as inscrições no Sisu
Foto: clubesat.com

Desde o último domingo (16), estudantes de todo o Brasil tentam se inscrever no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas encontram problemas. Como o número de acessos na página da internet é muito grande, é preciso muita paciência para concluir a inscrição.

A inscrição é para quem quer fazer um curso superior numa instituição de ensino que usa a nota do Enem como critério de aprovação dos candidatos. O prazo para fazer a inscrição terminaria nesta terça-feira (18), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação e seguem até a próxima quinta-feira (20). De acordo com o MEC, a decisão foi para atender a uma ordem da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Até a tarde da última segunda-feira (17), o sistema tinha registrado mais de 500 mil inscrições para mais de 83 mil vagas em todo o país. De acordo com a pró-reitora de ensino de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, apesar de todos os problemas, o Enem é uma prova eficaz e deve se consolidar no Brasil, nos próximos anos. "Acredito que isso seja um período de ajustes e que o Enem veio para ficar. Acredito que a alguns anos, será o sistema de seleção utilizado em todo o país", diz.

Maria José acredita, também, que a lentidão do sistema é causada pela demora dos estudantes na página. "Ele tem que fazer toda a pesquisa antes, tomar as decisões sobre os cursos e só depois entrar no site para fazer a inscrição. O MEC estabeleceu um limite de tempo de 20 minutos acessando a página. Acredito que, até a quinta-feira, todos os candidatos tenham feito a inscrição", afirma.

Ela alerta, ainda, para o horário de término das inscrições, na próxima quinta: "Muitos estudantes estão se baseando no horário de Brasília. O horário vai até as 23h59, horário de Brasília e 22h59 aqui em Pernambuco".

A UFRPE é uma das mais acessadas. Até a última segunda-feira, mais de 20 mil estudantes tinham se cadastrado. Além da Universidade Rural, outras três instituições pernambucanas usam a nota do Enem para aprovação de alunos: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Ifet-PE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonte: pe360graus.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir