Categoria Educação  Noticia Atualizada em 06-02-2011

A um mês do vestibular, cursinhos recomendam com dedicação
A um mês do vestibular, cursinhos recomendam com dedicação Revisão de conteúdos após as aulas é segredo para fixar matéria. Pais podem preparar documentos e conferir locais de prova.
A um mês do vestibular, cursinhos recomendam com dedicação
www.g1.globo.com

A cerca de um mês do início dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), coordenadores de cursinhos de São Paulo recomendam dedicação redobrada dos candidatos a uma vaga nas universidades mais concorridas do país.

De acordo com os professores, a finalização dos conteúdos do semestre, uma boa revisão das disciplinas estudadas durante o ano, preocupação com os temas que ainda deixam dúvidas e prática de redação ajudam o estudante a chegar às provas com mais confiança.

O diretor do ensino médio e do cursinho Stockler, Almir Bunduki, recomenda que até as provas os estudantes procurem revisar todos os dias, em casa, conceitos vistos em aula, na escola ou no cursinho. Os candidatos precisam ler jornais e revistas, principalmente para se preparar para as questões de atualidades do Enem, e devem escrever redações.

Segundo os coordenadores, os estudos para o Enem devem ser os mesmos que para os vestibulares tradicionais. "As questões convergem para questões parecidas com as dos vestibulares tradicionais. A forma de resolver é parecida", disse a coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes.

Para Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo, vale a pena resolver questões do último Enem para se acostumar com a forma como as questões são apresentadas.

Na opinião do coordenador do Etapa, Edmilson Motta, é preciso procurar tirar dúvidas sobre matérias em que têm dificuldade. "Vale procurar suprir deficiências para ir equilibrando o exame", disse Motta.

Para o coordenador do Etapa, não adianta estudar conteúdos ou disciplinas em que o estudante vai muito bem. "Tem aquele estudo narcisista, que acerta tudo. Não adianta. O estudo é dolorido mesmo, difícil", afirmou Motta.

Além dos estudos, o jovem deve manter a rotina de exercícios, se fizer academia ou alguma atividade esportiva, e aproveitar as tardes de sábado e os domingos para descansar, sair com amigos e fazer outras atividades de lazer, sem exageros. "Durante a semana, não é recomendável sair para a balada. Fica difícil estudar no dia seguinte", disse Bunduki, que recomenda oito horas de sono diárias.

Passar noites em claro estudando também não funciona, segundo o coordenador do Anglo. "Se ficar sem dormir, o raciocínio não funciona no dia seguinte", afirmou.

Para Vera, o segredo é a organização. "A mãe do vestibular é o conjunto de elementos. Quem não é organizado perde muito", disse a professora. Cada disciplina deve ser estudada em casa por cerca de uma hora por dia.

O estudante deve fazer ao menos uma redação por semana, segundo a educadora, e participar dos simulados dos cursinhos. "É o momento para calcular o tempo para fazer a prova e treinar questões", afirmou.

Pais
Apesar de o maior esforço estar concentrado no estudante, os educadores também apontam os pais como pessoas que podem contribuir para uma maior tranquilidade dos candidatos para aguentar a maratona de exames, que começa em novembro e vai até janeiro.

Segundo os professores, os pais devem ajudar o estudante a preparar a documentação necessária para levar no dia das provas e para as matrículas.

Os pais também devem cuidar da alimentação do filho. Evitar comprar comida pronta, lanches e incentivar a prática de exercícios. "Não devem pressionar os filhos. O estudante sente pressão na escola, na mídia. Precisa dar estímulo positivo", disse Vera.

Outra ajuda que os pais podem dar aos estudantes é pesquisar o endereço das escolas em que o filho fará os vestibulares. Eles devem ir até o local antes do dia da prova, se possível, para calcular quanto tempo será necessário para chegar à escola com antecedência. Vale também pesquisar quando saem as listas de aprovados dos vestibulares e dar atenção às listas posteriores à primeira. "Tem universidade que tem até dez listas", afirmou Vera.
A um mês do vestibular, cursinhos recomendam com dedicação
Revisão de conteúdos após as aulas é segredo para fixar matéria. Pais podem preparar documentos e conferir locais de prova.
www.g1.globo.com
87

Fonte: Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir