Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 08-02-2011

Nenhum caso de dengue notificado em Itapemirim em janeiro
Itapemirim não teve notificação de nenhum caso no mês de janeiro.
Nenhum caso de dengue notificado em Itapemirim em janeiro
Foto: corposaun.com

O Espírito Santo enfrenta uma nova epidemia de dengue, de acordo com o site www.saude.es.gov.br: "A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu um total de 19.887 casos de dengue até a última terça-feira (01). Neste período, houve 720 notificações da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo seis óbitos confirmados e 19 em investigação". Os Municípios com maior incidência de casos foram: Guacuí, Colatina, Ibatiba, Viana e Guarapari, com números preocupantes. Felizmente, Itapemirim vive uma realidade bem diferente.

O Município de Itapemirim, apesar da epidemia que se espalha no Espírito Santo e de haver, de fato, a infestação do mosquito (controlada abaixo de 1%), não teve notificação de nenhum caso no mês de janeiro. Tal conquista se deve ao bom trabalho de prevenção feito pelo Departamento de Saúde Pública do Município de Itapemirim e também pelo apoio da população que vêm seguindo a risca as medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Mas isso não quer dizer o fim do problema. A dengue, que antes era considerada uma doença sazonal do período de verão, agora dura o ano inteiro. A Diretora do Departamento de Saúde Pública de Itapemirim, Lucia Hautequestt, alerta o seguinte: "Apesar de no mês de janeiro não ter havido notificação de dengue, o trabalho não pode parar. Precisamos da colaboração de todos no sentido de controlar esse agravo que acomete tantas pessoas todos os anos." A Diretora ressaltou ainda que no ano de 2010 houve notificações de casos de dengue em todos os meses, e que o índice de pendência (índice que mede a proporção de residências não monitoradas) é de 40% no município, quando o ideal seria de no máximo 10%. Infelizmente isso se deve as casas de veranistas que ficam fechadas durante a baixa temporada, impossibilitando o monitoramento. Motivo pelo qual atualmente o município é considerado de médio risco pelo Governo do Estado.

A dengue é uma doença mais comum na área urbana, por isso a Vigilância Ambiental de Itapemirim tem executado uma série de atividades de prevenção e monitoramento, principalmente no litoral (Itaipava e Itaoca), que é a zona de maior risco no município. No dia nacional de combate a dengue, penúltimo do mês de novembro, também é feito o dia "D" contra a dengue em Itapemirim, além das atividades rotineiras de prevenção.



    Fonte: Cleverson Maia
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir