Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2011

Secretário pede mobilização no combate à dengue no RS
Ciro Simoni confirmou nesta manhã os dois primeiros casos da doença contraídos no Estado.
Secretário pede mobilização no combate à dengue no RS
Foto: invivo.fiocruz.br

Porto Alegre - O Secretário da Saúde, Ciro Simoni, e o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Celso dos Anjos, confirmaram, na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista coletiva, na sede da Unimed, em Porto Alegre, a ocorrência de dois casos autóctones de dengue (contraída em solo gaúcho), na cidade de São Luis Gonzaga.

Simoni anunciou que ainda na tarde de sexta-feira estaria naquele município para acompanhar, junto à prefeitura, as ações que as vigilâncias estadual e municipal estão realizando no local.

De acordo com o secretário, é necessário que a comunidade se mobilize para a prevenção da doença, mantendo pátios, áreas e jardins livres de materiais e recipientes que contenham água parada. "É preciso utilizar areia nos vasos de flores e cuidar até das piscinas, temos que erradicar todos os possíveis criadouros de focos do mosquito Aedes aegytpi", frisou.

A seguir, a nota técnica nº 01/2011 divulgada pelo CEVS, referente à situação epidemiológica da dengue em São Luiz Gonzaga:

"A Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga informam a confirmação laboratorial de dois casos autóctones de dengue no município.

A partir desse resultado, constata-se a seguinte situação epidemiológica:

o município apresenta infestação pelo vetor da dengue-Aedes aegypti;

desde o início de 2011 foram notificados 17 casos:

02 casos autóctones confirmados pelo LACEN;

02 casos descartados

13 em investigação

todos os casos vêm tendo boa evolução

1 - O município de São Luiz Gonzaga, frente à evidência de início de circulação viral está desencadeando a partir de hoje, com apoio estadual, uma intensificação das ações de controle do vetor que vinham sendo realizadas.

2 - ntensificação do tratamento de focos de Aedes aegypti e outras medidas de vigilância vetorial, incluindo o uso de UBV segundo programação definida a partir da priorização de bairros pela ocorrência dos casos suspeitos e confirmados.

Intensificação da vigilância, com busca ativa de casos suspeitos de dengue:

" Todo paciente que apresenta doença febril aguda, com duração máxima de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbital, mialgias, artralgias, exantema, prostração, associados ou não à presença de hemorragias".

3- Orientação dos profissionais de saúde para notificação imediata de todo o caso suspeito de dengue à Vigilância em Saúde Municipal, para garantir a investigação epidemiológica, fluxo de informações e adequado encaminhamento de amostras para diagnóstico laboratorial ( incluindo isolamento viral)

4-Organização de referências e capacitação da rede de assistência para garantir o tratamento dos doentes.

5- Mobilização da sociedade e de todos os órgãos do governo municipal para a realização de ações de saneamento e educativas, especialmente voltadas à diminuição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O Rio Grande do Sul registra, até 18 de fevereiro, 67 municípios infestados, 156 casos notificados de dengue, 02 casos confirmados importados e os 02 casos autóctones agora confirmados em São Luiz Gonzaga."


Fonte: www.diariodecanoas.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir