Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2011

Chuva faz córregos transbordarem e São Paulo fica em atenção
Aeroporto de Congonhas foi fechado e córregos transbordaram no Ipiranga e no Jacanã. Motoristas ficaram ilhados em várias regiões
Chuva faz córregos transbordarem e São Paulo fica em atenção
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta segunda-feira deixou os bairros do Ipiranga e do Jaçanã em estado de alerta nesta tarde. Os córregos Ipiranga e Jaçanã e o rio Tamanduateí transbordaram deixando pontos intransitáveis de alagamento. Neste momento, toda a capital paulista está em estado de atenção e registra 23 pontos de alagamento na capital, a maioria deles intransitáveis. O aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, ficou fechado das 14h19 às 15h por conta da chuva.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu pelo menos 119 chamadas relativas a queda de árvores por conta das chuvas. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi à região da av. do Estado, no centro, para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas pela chuva. Em uma outra ocorrência, um desabamento provocado pelas chuvas na rua Santa Cruz do Rio Pardo, em Americanópolis, na zona sul, deixou duas pessoas feridas. Neste domingo, uma mulher foi atingida por um raio dentro do Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. Ela está internada em estado grave no Hospital das Clínicas, segundo informações da assessoria de imprensa do hospital.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 16h, a cidade tinha 51 quilômetros de lentidão, índice acima da média para o horário. Os pontos de maior lentidão estão no Corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da avenida do Estado até a praça da Bandeira (2,9 km); na avenida Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente, da rua Ulisses Cruz até a rua Acre (2,8 km); na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, do rio Tamanduateí até a rua Azurita (2,4 km). no túnel Ayrton Senna II, sentido Único, da avenida Pedro Álvares Cabral até a avenida Joaquim de Moura Andrade ( 1,8 km).

Conforme o CGE, as instabilidades continuam a atingir com intensidade diversos pontos da capital. De acordo com imagens de radar, chove muito forte entre as zonas leste, norte e a região central, principalmente entre os bairros de Mooca, Aricandua / Formosa, Vila Prudente, Vila Maria, Vila Guilherme, Santana, Limão, Casa Verde, Consolação e Sé. No restante da zona norte, e na zona sul, entre Ipiranga e Vila Mariana, chove moderado. Na zona oeste, chove fraco com pontos moderados. Também choveu forte na Grande São Paulo, como na imagem enviada pelor internauta Neno Gomes, de São Caetano do Sul.

Às 14h20, a aeroporto de Congonhas registrou rajadas de vento de até 50 km/h. Houve registro de queda de granizo na região de Santana, próximo à estação de metrô Carandiru, por volta das 14h40.

Conforme os meteorologistas do CGE, a tendência é de que as chuvas atinjam outras regiões da cidade, ainda com intensidade forte, até o início da noite. Na terça-feira, as condições atmosféricas não mudam muito. Novamente os termômetros devem registrar temperaturas elevadas, em torno dos 33ºC. Os temporais retornam à Grande São Paulo e capital a partir do meio da tarde. As simulações indicam que as chuvas devem se prolongar até o início da noite. Na quarta-feira, a passagem de uma frente fria pelo sudeste aumenta o risco de chuvas fortes e mais generalizadas para todas as regiões da capital e Grande São Paulo. As temperaturas permanecem altas e a máxima fica próxima dos 30ºC.

Maiores índices pluviométricos registrados até as 15h:

Ribeirão dos Couros (São Bernardo do Campo) - 30,0mm
Ribeirão dos Couros (Ford / São Bernardo do Campo) - 27,0mm
Rio Tietê (São Miguel / Guarulhos) - 24,2mm
Córrego Oratório - 21,0mm
Prosperidade (São Caetano do Sul) - 20,2mm
Oratório (Mauá) - 14,8mm
Ribeirão dos Meninos (São Caetano do Sul) - 14,8mm
Rio Tamanduateí (Mauá) - 11,2mm
Córrego Jacú (Jd. Pantanal) - 9,4mm
Vila Mariana - 14,5mm

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir