Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2011

Leste e Oeste da Líbia nas mãos dos opositores
Em comunicado lido na televisão estatal, o Comité Popular Líbio para Assuntos de Segurança sublinha que quem renunciar às armas e mostrar arrependimento será poupado de qualquer acção legal.
Leste e Oeste da Líbia nas mãos dos opositores
Foto: www.abola.pt

Além de Benghazi e Tobruk, que já estavam sob o controlo dos manifestantes, também outras localidades do Oeste deixaram, esta quinta-feira, que estar sob o domínio do regime de Muammar Kadhafi, que está entrincheirado em Trípoli, no seu quartel-general, apoiado por mercenários africanos.

À medida que a contestação avança, o regime líbio vai perdendo o controlo de regiões importantes do país e já oferece recompensas em dinheiro para os dissidentes que entreguem as armas e mostrem arrependimento.

Em comunicado lido na televisão estatal, o Comité Popular Líbio para Assuntos de Segurança sublinha que quem renunciar às armas e mostrar arrependimento será poupado de qualquer acção legal. O comité pede, ainda, a colaboração dos cidadãos para fornecerem informações sobre aqueles que incitaram os jovens aos protestos. Em troca pelas informações é prometida uma boa recompensa financeira.

Entretanto, Muammar Kadhafi perdeu o controlo de boa parte do Leste do país, nomeadamente desde a fronteira do Egipto até Benghazi, com cerca de 500 quilómetros de extensão.

Ainda assim, os relatos de mortes continuam a surgir e são cada vez mais alarmantes. Só em Benghazi há registo de mais de dois mil mortos.

Já Trípoli permanece como bastião do governo, com as ruas cheias de polícias, militares e mercenários convocados por Kadhafi. De acordo com o New York Times, os disparos são constantes.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir