Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-02-2011

CRER NA VIDA, CRER EM DEUS
Muitos estudiosos das ci�ncias biof�sicas dizem ir perdendo a f� na exist�ncia de Deus � medida que aprofundam seus conhecimentos sobre a origem natural da vida
CRER NA VIDA, CRER EM DEUS
Foto: www.maratimba.com

Muitos estudiosos das ci�ncias biof�sicas dizem ir perdendo a f� na exist�ncia de Deus � medida que aprofundam seus conhecimentos sobre a origem natural da vida, especialmente quando observam o despercebido planeta Terra no conjunto das gal�xias do universo, ainda mais considerando o min�sculo ser humano no conjunto de todo o cosmos infinito. Parece que nossa ocidental f� em Deus ainda n�o se curou totalmente das teorias geocentristas anteriores a Galileu Galilei: a Terra era o centro da cria��o de Deus, e o ser humano era o centro desse centro.

Olhando o macrocosmos, como � poss�vel crer que exista um Deus pessoal que nem o universo inteiro pode conter e que, de l� do topo de sua infinitude, me v� e � capaz de se entristecer com o simples fato de eu chamar algu�m de idiota? Por outro lado, considerando o microcosmos, o que � um aborto provocado, ou as atividades de um assassino em s�rie, ou ainda um genocidiozinho de Hitler perto dos milh�es de milh�es de nascimentos e mortes di�rias de in�meras esp�cies de vida celular? Olhando assim n�o parece tudo t�o relativo?

A solu��o filos�fica para esse impasse pode estar no preceito do antigo grego Prot�goras: "o homem � a medida de todas as coisas". Se o homem pensa � e, at� que se prove o contr�rio, apenas a esp�cie humana, em todo o universo, pode propriamente pensar �, ent�o ele s� pode comparar os tamanhos do universo consigo mesmo. O homem, tanto olhando pelo telesc�pio como pelo microsc�pio, v� o infinito se descortinando diante de si. Se fosse poss�vel tirar uma m�dia entre o infinito que ele tem acima de si e o outro que tem abaixo, o homem chegaria a si mesmo como ponto de equil�brio.

Assim sendo, cada ato isolado de uma pessoa humana tem, sim, considera��o e mesmo import�ncia diante de Deus. Mas, ao mesmo tempo, uma cat�strofe impactante na Terra n�o chega a ser uma crise para o imenso e eterno Deus. Esse grande paradoxo �, para Deus, plenamente poss�vel � at� porque � preciso levar a s�rio o axioma que diz que "para Deus nada � imposs�vel". Nada mesmo! Deus vive presente no geral sem deixar de estar plenamente no pontual; sem se repartir, ele est� tanto no todo como nas partes. Ele se interessa tanto pela movimenta��o dos astros como pelo nascimento de cada flor. Ele lan�a seus cuidados tanto sobre os �ndices de desemprego das na��es como para aquela conta que o trabalhador tem que pagar no fim do m�s.

A Campanha da Fraternidade de 2011 vai tratar do tema "A fraternidade e a vida no planeta". Vai-se falar muito de quest�es ecol�gicas importantes como o lixo, a �gua, o aquecimento global, as energias renov�veis, o desenvolvimento sustent�vel etc. Esse � um argumento cabal para mostrar como o pecado pessoal afeta o todo das criaturas: a forma concreta como eu lido com os recursos da cria��o vai influir no destino da vida no planeta.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir