Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 25-02-2011

Banhistas encontram fezes nas águas das Lagoas de Marataízes
O caso não é isolado. Outros turistas também passaram por um constrangimento parecido.
Banhistas encontram fezes nas águas das Lagoas de Marataízes
Foto: John Wesley

Em dias de sol e calor, uma das primeiras opções da maioria das pessoas é curtir as praias e lagoas do sul do estado. No entanto, uma reclamação tem sido constante entre os frequentadores da Lagoa do Siri e de Boa Vista em Marataízes; a poluição e o aparecimento de fezes na água da lagoa. Foi o que aconteceu com Juliana de Almeida, que mora em Cachoeiro de Itapemirim, onde já foram encontrados diversos vestígios de coliformes fecais nas margens da lagoa. Segundo depoimentos de vários turistas, no período do mês de janeiro vários adultos e crianças passaram mal e foram medicadas no pronto atendimento de Marataízes com fortes dores abdominais, vômitos de diarréia.

Os moradores e turistas que entram em contato com nossa redação, não se conformam com a situação que está à lagoa, que tem como destino certo durante a alta temporada.

"Chega a ser ridículo, escolhermos a Lagoa do Siri para passarmos um dia de lazer, um local bonito, mais conceituados do sul do estado e entro na lagoa e vejo vários dejetos do meu lado boiando na água"; afirma Juliana de Almeida.

O caso não é isolado. Outros turistas também passaram por um constrangimento parecido.

"Estava sozinho na água, achei que era um galho de árvore, quando cheguei perto vi que eram fezes humanas. Saí e fui embora. A gente sabe que tem, mas ver é nojento. Não volto ali tão cedo"; contou Roberto Montovaneli.

O SAAE informou que faz o tratamento do esgoto produzido em Marataízes. A autarquia afirmou ainda que não despeja esgoto in natura no mar, em rios, canais ou lagoas. Segundo ela, todo o esgoto captado é submetido a tratamento para retirada de resíduos poluentes.

O cenário não é exclusivo na lagoa do siri. Em Boa Vista é frequente a mesma reclamação de moradores que vivem perto da lagoa. No local é constante o aparecimento de objetos e manchas escuras provenientes de esgoto. Marcelo Rezende, que mora de frente para a lagoa, reclama da falta de saneamento no balneário.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir