Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2011

Dois astronautas do Discovery preparam saída espacial de seis horas e meia
Os astronautas Steve Bowen e Alvin Drew têm marcada para hoje uma saída espacial de seis horas e meia, a segunda e última da missão do vaivém Discovery, para realizar trabalhos de manutenção na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
Dois astronautas do Discovery preparam saída espacial de seis horas e meia
Foto: www.publico.pt

Bowen e Drew trouxeram uma "recordação" da saída de segunda-feira. Os astronautas introduziram num cilindro metálico uma amostra do vazio do espaço que irão trazer para a Terra assim que acabar a sua missão, para mostrar ao público.

Para a saída de hoje, Bowen vai retirar uma plataforma que tem sido usada para fixar experiências no exterior do módulo Columbus e colocá-la a bordo do Discovery. O astronauta - que fará a sua sétima saída espacial - terá ainda que instalar mais uma câmara no braço robotizado da ISS e remover uma cobertura isoladora que se tornou desnecessária. Entre as missões de Drew - que fará a sua segunda saída espacial - está a colocação de uma cobertura na lente de uma câmara instalada no braço robotizado para a proteger da erosão.

O vaivém Discovery, que saiu da base espacial Kennedy, dia 24 de Fevereiro para a sua 39.ª e última missão, vai prolongar a sua estadia para mais um dia, ficando ao todo doze dias no espaço. O objectivo do prolongamento é a preparação da estação para a reforma dos vaivéns da NASA (agência espacial norte-americana).

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir