Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2011

Marataízes qualifica 200 jovens para o trabalho
Na noite da última segunda-feira (28/01) ocorreu a solenidade de formatura dos primeiros duzentos jovens do município de Marataízes participantes do Projeto ProJovem Trabalhador.
Marataízes qualifica 200 jovens para o trabalho
Foto: Renato Alves

Numa parceria inédita entre a Prefeitura de Marataízes e o Governo Federal, o Projovem Marataízes em 2010 ofertou aos jovens desempregados do município e em busca do primeiro emprego, além das vagas para capacitação profissional nos cursos de Administração, Beleza e Estética, Turismo e Hospitalidade e em Agroextrativismo, a possibilidade de cada um dos alunos terem acesso a uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 mensais, facilitando em muito a participação nos cursos entre os jovens mais carentes.

Os cursos que tiveram início no dia 02 de agosto de 2010 e foram executados pelo Centro Educacional Israel, com aulas teóricas no turno noturno de segunda à quarta-feira, teve seu ponto alto na noite da entrega dos certificados de conclusão dos cursos, quando muitos dos alunos puderam relatar para o prefeito da cidade, Dr. Jander Nunes Vidal, autoridades, amigos e parentes presentes na solenidade, um pouco das experiências acumuladas por eles durante o treinamento.

Em grupo, os alunos relataram suas experiências, destacando as aulas práticas que cada curso teve a oportunidade de realizar. Pais, amigos e autoridades se encantaram com os relatos dos alunos sobre a visitação que estes fizeram a Reserva Indígena de Aracruz, à fazenda de criação de coelhos gigantes, sobre as aulas de artesanato, aulas de fibras de taboa, a visitação a fábrica de beneficiamento de frutas, empresas de estética, dentre outros.


Outro ponto de destaque na apresentação dos alunos aconteceu durante a apresentação da turma de Administração, onde os mesmos através de uma empresa fictícia de construção – montada durante o curso e como parte do treinamento - apresentaram fotos e relataram sua experiência de terem realizado na prática reformas em casa de moradores da comunidade do bairro Barra de Itapemirim, demonstrando que os jovens, absorveram ainda uma rara sensibilidade para o social.

Na visão de Eliézer Gonçalves de Freita, professor do curso de Administração: "o Projovem é sem dúvida uma oportunidade única para uma juventude que busca uma oportunidade no mercado de trabalho e que, por muitas vezes não tem condições de disputar uma vaga por não ter nenhuma qualificação", destaca o educador.

Já a professora do curso de Agro-Extrativismo, Suellem Fabiano Aguiar, ao analisar o projeto se expressou da seguinte forma: "a chance de ir além do ato de ensinar foi uma das grandes conquistas para mim, como professora, que não tive apenas a missão de ensinar, mas de tornar os estudantes cidadãos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade".

Um dos objetivos do projeto era termina-lo com um percentual de pelo menos 30% dos alunos matriculados empregados, contudo, ao final do curso a Administração de Marataízes está comemorando a marca de 75 alunos já trabalhando com ocupação profissional, num total de 40% dos alunos tendo galgado seu primeiro emprego e portanto, ultrapassando assim a meta inicialmente estipulada.

Veja algumas fotos da solenidade de formatura:

























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir