Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-03-2011

Astronautas terminaram no espaço lista de tarefas para “ajeitar” ISS
Os astronautas Stephen Bowen e Alvin Drew terminaram ontem com sucesso a segunda saída espacial da missão do vaivém Discovery, demorando seis horas a “ajeitar” a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
Astronautas terminaram no espaço lista de tarefas para “ajeitar” ISS
Foto: www.publico.pt

Segundo a NASA (agência espacial norte-americana), esta foi a última saída espacial da missão do Discovery e a 244ª realizada por astronautas norte-americanos. Foi a sétima de Bowen – que totaliza agora 47 horas e 18 minutos de passeios espaciais – e a segunda de Drew, que totaliza doze horas e 48 minutos.

O par foi obrigado a adiar o início da saída devido a uma fuga no fato pressurizado de Bowen mas a restante tripulação conseguiu resolver o problema. Durante esta saída, que durou seis horas e 14 minutos, Bowen e Drew retiraram uma série de equipamentos do exterior do módulo europeu Columbus.

Os seis membros da tripulação do vaivém Discovery já cumpriram os principais objectivos dos 12 dias de voo, nomeadamente a instalação de uma plataforma de armazenamento na ISS e do módulo Leonardo.

Quando o Discovery regressar à Terra na próxima semana, mais precisamente ao centro espacial Kennedy, na Florida, o vaivém será preparado para a sua próxima missão: ser peça de museu no Smithsonian, em Washington. Ainda não se sabe para onde irão os outros vaivéns da frota da NASA – Endeavour e Atlantis - que farão os seus voos finais em Abril e Junho.

A ISS é um projecto de 16 nações e está a ser construída há 12 anos, a 350 quilómetros de altitude.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir