Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2011

Prefeito apóia movimento e tem planos para o Iate
A união da comunidade em torno da recuperação do Iate Clube de Marataízes
Prefeito apóia movimento e tem planos para o Iate
Foto: Hélio Barbosa.

O domingo de carnaval de Marataízes foi palco para uma das mais esperadas movimentações populares dos últimos tempos na cidade: a união da comunidade em torno da recuperação do Iate Clube de Marataízes.

Fundado em 1952, o Iate Clube de Marataízes que por décadas fez parte da história do balneário, contribuindo de forma memorável para a construção da identidade cultural da cidade, atualmente encontra-se em estado deplorável de conservação, com partes de sua construção correndo risco inclusive de desabamento, e assim ocorrendo, sepultar pelo descaso uma parte importante da Memória da cidade.

A internet foi o ponto de partida para o resgate, pois foi a partir de uma comunidade na rede social Facebook, criada por Zulmira Pontes e Mario Nemer, que a idéia foi tomando corpo e ganhando adeptos.

Da rede virtual surgiu a idéia do abraço, que apesar da chuva que insistia em cair durante o evento, reuniu e conseguiu chamar a atenção, além das dezenas de manifestantes, de políticos, empresários locais, foliões anônimos, bem como da imprensa escrita e televisiva que cobriu e noticiou o evento para todo o Estado.

Um dos mais esperados e principais apoio, veio do Prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal, que se fez presente e após participar do abraço simbólico de recuperação do Iate Clube de Marataízes, manifestou publicamente seu apoio ao movimento.

"O Iate é parte importante de nossa cidade. A maioria dos que aqui vivem tem estórias para contar sobre os momentos vividos no Iate, de forma que não poderíamos deixar de aqui estar e também de apoiar institucionalmente este movimento", afirma Jander.

Questionado se a Prefeitura já tem algum plano para a recuperação do Iate, o prefeito adiantou que: "estamos na esfera do Executivo Municipal começando a discutir possibilidades. Já tivemos uma primeira conversa informal com o atual presidente do clube e acreditamos que conseguiremos chegar a uma boa conclusão. O Iate é um ótimo espaço para a realização de atividades sociais, precisamos de um espaço para aulas de natação, bem como de um local para convenções. Vejo também possibilidades para incrementarmos os esportes náuticos com a construção de uma Marina. Enfim, agora que a sociedade tem se manifestado pela recuperação, vamos nos dedicar a encontrar uma solução para que isso se torne uma realidade", completa o Prefeito.


    Fonte: Assessoria de Comunicação de Marataízes
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir