Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 11-03-2011

Rio sobe e isola comunidade em Itapemirim.
A comunidade do Limão, interior do município, com mais de 500 moradores está completamente isolada devido às fortes chuvas que acorreram na região.
Rio sobe e isola comunidade em Itapemirim.
Foto: José Rubens Brumana

No último transbordo do rio Itapemirim ocorrido a três anos só de helicóptero se chegava ao local que foi usado para socorrer os desabrigados.

As estradas estão intransitáveis e a temeridade e a continuação das chuvas". " A região está no limite se chover os 200 mm que são esperados a situação tende a se agravar" ressaltou o coordenador da Defesa Civil em Itapemirim capitão Agrizzi. O subsecretário de Agricultura local Maurício Moreira disse que as estradas estão com muita lama mas fora a estrada do Limão as demais ainda estão transitáveis. "Estamos com todo o maquinário no interior trabalhando 24 horas", garantiu .

O técnico agrícola da INCAPER local conhecido por Exinho observou mostrando fotos tiradas em dezembro passado que o nível das águas subiram. " O Rio Itapemirim subiu mais de 20 centímetros. "A situação é preocupante", diz.

O escritor e historiador Luciano Rettore Moreno acompanhado do seu filho Otávio cometa que parte das duas pistas da rodovia que liga Vila do Itapemirim a BR-101 na altura de Rio Novo do Sul, estão tomadas pelas águas. O que era pastagem virou um imenso rio. São centenas de alqueiresa de cana e pasto debaixo tomados pelas águas. Os prejuízos se repetem sempre que chove nessa região do município.

" Infelizmente os pecuaristas sofrem com essas enchente, mas se não fosse essas pastagens as águas invadiriam a Vila do Itapemirim", alertou o professor Luciano pedindo que haja projetos de dessasoreamente do Rio Itapemirim. "Enquanto não atacar a degradação sofrida ao longo do tempo, presenciaremos cenas como essas sempre que chover na cabeceira do Rio Itapemirim", finalizou.



















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir