Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-03-2011

Prioridade do Japão é controlar situação no reactor número 3
O Japão estabeleceu como principal prioridade os esforços para reduzir a temperatura no reactor número 3 da central nuclear de Fukushima. Após várias tentativas falhadas de bombear água para arrefecer o reactor, começam a faltar opções que permitam evitar
Prioridade do Japão é controlar situação no reactor número 3
Foto: www.jn.pt

O reactor número 3 é o único entre os seis da central de Fukushima Daiichi que funciona com plutónio, muito mais perigoso para a saúde do que o urânio, usado nos restantes cinco reactores.

Os níveis elevados de radiação impediram que um helicóptero militar despejasse água neste reactor, facto divulgado pela comunicação social japonesa mas que a empresa gestora da central recusou comentar. De facto, não é claro se o helicóptero ia tentar colocar a água no invólucro do reactor ou numa piscina de combustível usado, um reservatório onde são mantidas as barras de combustível nuclear já utilizadas.

A agência de notícias Kyodo afirmou, entretanto, citando um elemento da task-force governamental, que era pouco provável que o reactor número 3 tivesse sofrido danos consideráveis.

O número de trabalhadores no complexo foi entretanto aumentado para 180, dos 50 que tinham estado no dia anterior, mas ainda muito menos do que os 800 que foram imediatamente colocados no local logo após o devastador sismo de sexta-feira a que se seguiu um tsunami.

Os destroços nas estradas estão também a prejudicar os esforços para transportar equipamento e foram anunciados planos para abrir uma via com o recurso a escavadoras até ao reactor número 4, que é, neste momento, a segunda prioridade.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir