Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-03-2011

Fukushima: lançamento de água por helicópteros não surtiu efeito
TÓQUIO - A Tokyo Eletric Power (Tepco), operadora da central nuclear japonesa de Fukushima, informou nesta quinta-feira que o lançamento de água do mar nos reatores superaquecidos, a partir de helicópteros militares, não apresentou os resultados pretendid
Fukushima: lançamento de água por helicópteros não surtiu efeito
Foto: www.jb.com.br

O nível de radiação ao redor da central, onde estão alguns trabalhadores, é de 3 mil microsievert por hora, frente aos 1 mil microsievert por ano que se consideram seguros para a saúde humana.

Os helicópteros lançaram água de uma altura de 90 metros, quando o nível de radiação se situava em 4,13 milisievert por hora, segundo o ministro de Defesa japonês, Toshimi Kitazawa.

A crise nuclear no Japão teve origem no corte de energia após o tsunami de sexta-feira passada, que paralisou, inclusive, os geradores de emergência da usina de Fukushima 1, derrubando o sistema de refrigeração dos reatores atômicos.

A queda no sistema de resfriamento provocou a evaporação da água e o risco de exposição do material radioativo nos reatores, onde já ocorreram quatro explosões de hidrogênio e dois incêndios, em meio a crescentes níveis de radiação. A Tepco está reparando as linhas de energia da Tohoku Electric Power Co., que abastecem a região, para ligá-las ao sistema de transmissão elétrica em Fukushima.

"Com o trabalho completo, teremos a capacidade de ativar várias bombas elétricas e jogar água nos reatores e nas piscinas de combustível nuclear usado", destacou o porta-voz.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir