Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2011

OMS aconselha proibição de venda de alimentos perto de Fukus
De acordo com um porta-voz da OMS, a radiação da comida pode acumular-se no corpo
OMS aconselha proibição de venda de alimentos perto de Fukus
Foto: www.ionline.pt

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou hoje o Japão a atuar rapidamente e proibir a venda de alimentos nas zonas que circundam a central nuclear de Fukushima, caso se verifique que estes têm níveis de radiação elevados.

De acordo com um porta-voz da OMS, a radiação da comida pode acumular-se no corpo e provocar um risco maior para a saúde do que as partículas radioativas dispersas no ar, que desaparecem ao fim de alguns dias.

Gregory Hartl disse, em declarações à Associated Press, que "é necessário tomar decisões rapidamente no Japão e proibir a venda e o uso de alimentos em zonas onde pensem que estes possam ser afetados [pela libertação de radiações da central nuclear]".

A OMS não tem especialistas em radiação no Japão e refere que qualquer decisão política terá que ser tomada pelo Governo japonês.

O nordeste do Japão foi atingido por um sismo de magnitude 9 seguido de tsunami no dia 11 deste mês, devastando cidades inteiras.

A catástrofe provocou 8.133 mortos e 12.272 desaparecidos, segundo as autoridades japonesas.

O sismo e o tsunami provocaram também um grave acidente na central nuclear de Fukushima, no nordeste do país, que faz pairar a ameaça de uma contaminação radioativa em grande escala sobre o arquipélago.


Fonte: www.ionline.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir