Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-03-2011

Lagoas abertas pela força das chuvas em Marataízes
Esse fenômeno ajuda a renovar as águas do manancial
Lagoas abertas pela força das chuvas em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

O São quase uma dezena de lagoas que margeiam o belo litoral sul de Marataízes. Em duas delas Lagoa do Siri e de Boa Vista, o fluxo e reflexo das águas acontecem pelo menos três vezes ao ano principalmente no período de chuvas intensas.

Esse fenômeno ajuda a renovar as águas do manancial. A chefe de cozinha Magnólia Marvila disse que "é uma benção de Deus", pois com isso fica evidente que as águas da lagoa não ficam represadas.

"São constantemente limpas e renovadas pela natureza", Diz ainda que por diversas vezes tentaram fecha-lá com a ajuda de tratores e o trabalho foi em vão. "É impressionante a areia coloca sobre o canal é destruída pela sondas do mar. Somente a natureza emoldura o fechamento". A lagoa serve ainda de berçários para peixes como robalo e tainha que nesse período ganham as águas do mar.

O casal de empresários Armando Zanata e Fernanda Ingle jogavam frescobol numa lacuna formada no leito. "O local é lindo e me sinto confortável e seguro aqui", diz Zanata. A comerciária Tatiana Marvila disse que tem frequentadores que gostam quando a lagoa fica seca." Preferem caminhar pelos leitos secos e tomar banho no canal que se forma com a vazante".













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir