Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 22-03-2011

Embarcação estranha no litoral de Marataízes
Desde quinta feira (17) uma embarcação de grande porte (aparentemente uma draga) ancorou e ficou em plena atividade de extração em nosso litoral
Embarcação estranha no litoral de Marataízes
Foto: Adriano Costa Pereira

Uma embarcação estranha freqüentou o litoral maratimba e por sinal gostou do que encontrou em nossas águas. Desde quinta feira (17) uma embarcação de grande porte (aparentemente uma draga) ancorou e ficou em plena atividade de extração em nossa orla, devido a distância não era possível determinar o que era extraído, porém vale ressaltar que contava inclusive com um guindaste para içar o que era extraído do mar.

Nossa reportagem se utilizando de lentes de aproximação do equipamento fotográfico conseguiu visualizar um nome na embarcação "Rio de Janeiro", o fato mais curioso de toda a história é que ao entrarmos em contato com o assessor de comunicação de Marataízes, Renato Alves e fomos informados que o secretário de meio ambiente não tinha informações sobre as atividades praticadas pela draga.

No sábado (19) o site entrou em contato com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) através do telefone 190 e nos informaram o telefone da Policia Ambiental (27) 3336-4515, depois da terceira ligação fomos atendidos e informados que a guarnição marítima estava a serviço em uma ocorrência conjunta com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), na operação Argus que apreendeu sete toneladas de pescado ilegal no Estado. No dia seguinte (20) entramos novamente em contato e fomos informados que iriam enviar, se possível, uma lancha para averiguar os fatos, mas novamente nada foi feito, no terceiro dia (21) recebemos a triste informação de que teríamos que entrar em contato com Cachoeiro e o IBAMA deveria ser acionado primeiro, pois aquela área era de responsabilidade da mesma.

O secretário de meio ambiente Cacau Sad também entrou em contato, porém fez o inverso da reportagem, comunicou primeiro o IBAMA que deu o seguinte parecer:

Resposta IBAMA:
"Entramos em contato com Vitória através de Vivaldo Simas funcionário do IBAMA e encaminhamos este msm e-mail OK, abçs Cacau. Ele também não tem informação quanto a Draga em nosso Litoral."

Resposta do encaminhamento
"Prezado Senhor,
Ao cumprimentá-lo, temos a informar que deverá entrar em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental do seu estado, assim como Secretária de Meio Ambiente e caso tenha dificuldade em contactar com as unidades mencionadas, fazer contato com a Superintendência do IBAMA no Espirito Santo.
Seguem os contatos:"

  • ESPÍRITO SANTO
    PMES - CIA DE POLÍCIA AMBIENTAL - Efetivo: 153
    Comandante: Ten Cel Carlos Alberto Liberato
    Sub-comandante: Major Francisco José Silva Gomes
    Endereço: Av. Rio Amazonas, 21- Conj. Hélio Ferraz - Serra/ES - CEP: 29160-530
    Telefone: (027) 3337-2847 / 3238-1385 - Fax: (27) 3336-4515
    E-mail: [email protected] / [email protected]
    Web site: www.pm.es.gov.br

    Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo
    BR 262 Km 0 S/N - Jardim América - CEP: 29140-500 - Cariacica - ES - Tel: (27) 3136-3484/3136-3430/3502

    Superintendência do Ibama em Espírito Santo/ES
    Reginaldo Anaissi Costa
    Superintendente do Ibama no Espírito Santo
    Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Nº 2.487 Bento Ferreira
    29051-625 Vitória – ES
    Tel: Geral - (27) 3089-1150 ,
    Tel: Gabinete - (27) 3088-1071 e 3089-1072
    Fax: (27) 3089-1056
    e-mail: [email protected]
    Site: www.ibama.gov.br/supes-es

    "Agradecemos o envio da mensagem e nos colocamos à dispoisção para maiores esclarecimentos.". Fim do email.

    Como deu para perceber as denúncias foram feitas por vários meios e mesmo assim nada foi feito, hoje a draga já não estava mais na praia.


















        Fonte: Redação Maratimba.com
  •  
    Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir