Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2011

Líbia: NATO vai assumir comando da missão
A NATO está perto de garantir um acordo para assumir o comando da missão internacional...
Líbia: NATO vai assumir comando da missão
Foto: http://www.abola.pt

A NATO está perto de garantir um acordo para assumir o comando da missão internacional que desde o passado sábado actua em território líbio.

A formalizar-se o acordo, a resolução «1973» do conselho de segurança da ONU, será desta forma colocada em prática em território líbio atacando as forças do líder líbio, Muammar Kadhafi, de forma a proteger os civis.

«A operação será completamente transferida para a NATO», afirmou Ahmet Davutoglu, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, que foi, precisamente, o país da Aliança que mais dificuldade criou para que a NATO não assumisse a liderança das operações, assim como a França que defende, desde o início, que o comando da NATO alienaria o apoio dos países árabes.

Por sua vez o secretário-geral da NATO, Angers Fogh Rasmussen, momentos depois das declarações do ministro dos negócios estrangeiros turco, confirmou a decisão de impor a zona de interdição aérea sobre a Líbia com o objectivo claro de proteger a população líbia.

«Decidimos impor a zona de interdição aérea sobre a Líbia. Agimos no quadro internacional para proteger os civis contra o regime de Khadafi», disse.

A Aliança Atlântica deverá assumir o controlo militar, que inclui a imposição da zona de exclusão aérea, os bombardeamentos de alvos no terreno e o controlo naval do embargo de armas. No que respeita à direcção política da operação, esta, será entregue a um «grupo de contacto», formado por representantes dos países envolvidos na missão e pela Liga Árabe.

Líbia: NATO vai assumir comando da missão

A NATO está perto de garantir um acordo para assumir o comando da missão internacional...

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir