Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-03-2011

PSB cobra investimentos do Governo em Segurança
De acordo com o Presidente da Executiva Municipal, Professor Cleber, Marataízes carece de investi mentos urgentes na Segurança Pública
PSB cobra investimentos do Governo em Segurança
Foto: www.maratimba.com

O Partido Socialista Brasileiro, através da Executiva Municipal de Marataízes, encaminhou pedido formal ao Governo do Estado solicitando mais investimentos na área de Segurança Pública no sul do Estado.

Impulsionado por pedidos formulados por uma Comissão representando os aprovados em todas as fases do último concurso para Agentes de Polícia Civil e que atualmente lutam pela nomeação dos restantes 137 aprovados ainda não aproveitados pelo Governo, o PSB de Marataízes iniciou uma pesquisa sobre a realidade do setor e identificou que além da clara necessidade de ampliação dos efetivos policiais, há também deficiência no modelo de gestão, que até então vinha sendo adotado pelo Governo do Estado.

De acordo com o Presidente da Executiva Municipal, Professor Cleber, Marataízes carece de investi mentos urgentes na Segurança Pública, "sendo um balneário turístico é inaceitável que a delegacia de polícia funcione apenas de segunda a sexta-feira e em horário comercial por não dispor de efetivo policial suficiente para funcionar 24 horas", destaca o professor.

Ainda de acordo com Professor Cleber, a delegacia de Marataízes atualmente conta com apenas um delegado, um investigador e dois agentes de polícia, efetivo insuficiente não só para dar conta das demandas da região, como até para efetivar os trabalhos semanais da delegacia, tanto que a mesma tem que contar com o apoio do Executivo local por meio da cessão de funcionários da Municipalidade para evitar o caos no sistema, destaca Cleber.

Na PM, a realidade também não é diferente, pois atualmente a 9ª CIA Independente, que atende além de Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo, apesar de ter status de companhia independente possui efetivo apenas equivalente a companhia subordinada.

Apesar de a Cia possuir várias viaturas, a maioria se encontra estacionada no pátio da guarnição com problemas mecânicos, sendo que atualmente para efetivar o policiamento da região, a PM conta com apenas três viaturas funcionando adequadamente.
Por outro lado, mesmo que se todas as viaturas a disposição da CIA estivessem em perfeito estado às mesmas continuariam paradas no pátio por falta de efetivo. Aos finais de semana a situação fica ainda pior quando ocorrem flagrantes, pois nesta hipótese a viatura envolvida na ocorrência tem que se deslocar até a cidade de Cachoeiro do Itapemirim para concluir o trabalho na Delegacia daquela cidade, desguarnecendo ainda mais a Segurança da região.

Na gestão do governo anterior os investimentos na segurança eram, na sua maioria, para reforma e construção de novas delegacias e quartéis, locação de viaturas e equipamentos de apoio, tais como micro-computadores, contudo, apesar de tais investimentos serem bastante visíveis para a população, os resultados práticos se mostraram deficitário, pois ao criar novas delegacias sem promover o aumento do efetivo policial civil, o governo acabou por desfalcar ainda mais o já bastante desatualizado efetivo, uma vez que criava novos espaços físicos sem contudo, ampliar efetivo, realizando tão somente remanejamento de policiais de um local para outro.

Por tal motivo, hoje existe diversas delegacias de polícia que funcionam até sem delegados, como é o caso da delegacia do município de Presidente Kenedy.
Por ter a Segurança Pública como bandeira de campanha, o PSB de Marataízes entendeu pertinente a solicitação da comissão de aprovados no concurso de Agentes de Polícia e se reuniu na última semana com o sub-secretário da Casa Civil, ex-deputado Sargento Walter, onde acompanhado de vários membros da comissão, o Partido apresentou uma série de documentos relacionados ao tema e o pedido formal de aumento do efetivo policial civil, sobretudo, para o litoral sul do Estado.














    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir