Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-04-2011

Vodafone vende posição em operadora francesa por oito mil milhões de euros
Grupo alienou 44 por cento da SFR, a segunda maior empresa de telecomunicações móveis de França, à Vivendi, que passa a controlar totalidade do capital.
Vodafone vende posição em operadora francesa por oito mil milhões de euros
Foto: economia.publico.pt

O negócio foi concretizado ontem, depois de meses de negociações entre a britânica Vodafone e a francesa Vivendi, uma das maiores empresas do mundo, na área de media.

A alienação de 44 por cento do capital da SFR, que ocupa o segundo lugar no mercado das telecomunicações móveis, em França, foi realizada por 7,95 mil milhões de euros. E, com a venda, a Vivendi passa a controlar a totalidade do capital da empresa, apesar de ter ficado estabelecido que a Vodafone se manterá como parceira comercial.

Em reacção ao negócio, o presidente executivo do grupo francês, afirmou estar "muito satisfeito" com o facto de a Vivendi ter "atingido o objectivo de deter 100 por cento da SFR", o que vai permitir "um aumento significativo dos lucros" e "dos dividendos atribuídos aos accionistas".

Para a Vodafone, a venda da posição que detinha na SFR faz parte de uma estratégia de alienação de interesses minoritários. O acordo será concluído em Junho de 2011.

Fonte: economia.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir