Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-04-2011

Deputados tentam evitar julgamento de Berlusconi por caso Ruby
A C�mara dos Deputados da It�lia, dominada pela maioria de direita, aprovou nesta ter�a-feira uma resolu��o...
Deputados tentam evitar julgamento de Berlusconi por caso Ruby
Foto: AFP

ROMA � A C�mara dos Deputados da It�lia, dominada pela maioria de direita, aprovou nesta ter�a-feira uma resolu��o para evitar que Silvio Berlusconi seja julgado pelo tribunal de Mil�o (norte) por prostitui��o de menor e abuso de poder e pedir que o caso passe ao tribunal de ministros.

A C�mara dos Deputados, com 12 votos a favor, aprovou um dispositivo para "destacar um conflito de atribui��o" no caso conhecido como "Rubygate", que come�ar� na quarta-feira.

A justi�a italiana fixou para 6 de abril a abertura do processo contra o primeiro-ministro por prostitui��o de menor e abuso de fun��o no esc�ndalo sexual Rubygate, um caso que desgastou sua midi�tica personalidade.

Berlusconi, 74 anos, � acusado de ter pagado pelos servi�os sexuais de Ruby, apelido da marroquina Karima el Mahrung, quando ela tinha 17 anos, e de ter atuado junto � pol�cia de Mil�o para obter a liberta��o da jovem, depois que esta foi detida por roubo em 27 de maio.

A resolu��o votada pelos deputados pede � Corte Constitucional o fim da controv�rsia judicial, mas n�o evita o in�cio autom�tico do julgamento.

Durante a primeira audi�ncia, os ju�zes dever�o decidir sobre a suspens�o ou n�o do processo, � espera de uma resposta definitiva da Corte Constitucional.

A proposta da C�mara provocou um duro debate no Parlamento, j� que a direita conservadora considera que os ju�zes de Mil�o n�o s�o competentes para julgar Berlusconi e que o caso deve passar ao tribunal de ministros, um colegiado de magistrados formado para a ocasi�o.

Para a maioria conservadora, Berlusconi estava convencido de que Ruby era a sobrinha do ent�o presidente eg�pcio Hosni Mubarak e queria manter as boas rela��es com este pa�s quando agiu pessoalmente para obter a liberta��o da jovem.

Deputados tentam evitar julgamento de Berlusconi por caso Ruby

A C�mara dos Deputados da It�lia, dominada pela maioria de direita, aprovou nesta ter�a-feira uma resolu��o

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir