Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-04-2011

Boicote a nova eleição em Rio Novo do Sul
Eleitores montam movimento de boicote a nova eleição em Rio Novo do Sul
Boicote a nova eleição em Rio Novo do Sul
Foto: www.maratimba.com

Mais de uma semana após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) cassar os mandatos do prefeito e do vice de Rio Novo do Sul, Estevam Fiório (PMDB) e João Baptista Martins (PSB), respectivamente, cresce no município um movimento contra uma nova eleição ainda neste ano. Inclusive, está sendo articulada uma manifestação de protesto, conclamando os eleitores que não compareçam às urnas ou anulem o voto no pleito marcado para o próximo dia 05 de junho.

Até a posse do novo prefeito, o comando do município ficará com o presidente da Câmara de Vereadores, João Fachim. A decisão que levou à cassação do prefeito e do vice de Rio Novo do Sul tem por base denúncia feita em 2009, apontando abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. O vereador Marciel Malini (PMDB), que deixou a presidência da Câmara em janeiro deste ano, é de opinião que Estevam Fiório foi condenado por divulgar obras que sua administração realizou.

Aliado e correligionário do prefeito, Marciel Malini disse que cresce na população um movimento de boicote à eleição a ser convocada pelo TRE, ainda neste ano. Disse que, tanto na sede do município quanto no interior, "o que mais se ouve é que as pessoas não irão comparecer às urnas ou anular o voto".

Assinalou que isso pode dar como resultado o novo prefeito eleito não ter a representatividade popular necessária. Joventino Almeida Costa, que faz oposição ao prefeito cassado, também prevê um baixo comparecimento às urnas na eleição deste ano, mas assinalou que "a população não tem interferência numa decisão da Justiça".

Ele adiantou que, embora a data do novo pleito deva ser marcada nos próximos dias, não há ainda nenhuma pré-candidatura lançada, nem por parte da oposição nem da situação. Entretanto, Joventino adiantou que o ex-prefeito Sidney Costa (PP), aliado histórico do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), é cogitado para se lançar candidato à prefeitura na nova eleição.

Marciel Malini é de opinião que o próximo pleito "vai trazer muitos transtornos ao município, como mobilizar a instalação de urnas e convocação e mesários e fiscais, além de permitir um pequeno espaço de tempo ao próximo prefeito para governar, já que no ano que vem já está marcada nova eleição municipal".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir