Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2011

Hidratação é a receita para tratar dengue
“A hidratação tem que ser feita tanto em casa quando no serviço de saúde”, reforça a infectologista da Sesa, Daniela Mill
Hidratação é a receita para tratar dengue

Hidratação, esta é a receita para que pacientes suspeitos de dengue evitem consequências graves da doença. A ingestão de líquidos pode e deve ser iniciada aos primeiros sintomas, antes mesmo da primeira consulta médica, que deve ser feita na unidade de saúde do município.

"A hidratação tem que ser feita tanto em casa quando no serviço de saúde", reforça a infectologista da Sesa, Daniela Mill. Água, sucos, chás e soro caseiro, tudo é indicado na hidratação. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher (de café) de sal.

De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia. "É importante frisar que esta quantidade de liquido é para no máximo nas primeiras 48 horas do início da febre, após isto o paciente deve ser reavaliado, podendo chegar a oito litros por dia".

Para saber se a hidratação está sendo feita de modo correto, pode-se observar a cor da urina. Se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito. "A hidratação é imprescindível porque a dengue "retira" o líquido de dentro dos vasos saguíneos, comprometendo a circulação e beber líquido repõe a perda", conclui Mill.

Os sintomas clássicos da dengue são: febre associada a dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir