Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2011

Ex-general Ante Gotovina pega 24 anos de prisão na Croácia
Ele cometeu crimes de guerra e contra a humanidade, decidiu tribunal. General liderou ataque a população sérvia no país em 1995.
Ex-general Ante Gotovina pega 24 anos de prisão na Croácia
Foto: /g1.globo.com

O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia condenou nesta sexta-feira (15) a 24 anos de prisão o ex-general croata Ante Gotovina por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos em 1995 contra a população sérvia na Croácia.

"O comportamento de Gotovina constituiu uma contribuição significativa a uma iniciativa criminal comum", declarou o juiz Alphons Orie em uma audiência em Haia, sede do TPI.

O também ex-general croata Ivan Cermak foi absolvido, enquanto o terceiro acusado, Mladen Markac, foi condenado a 18 anos de prisão.

Gotovina comandou a ofensiva militar "Operação Tempestade" que tentou reconquistar a região de Krajina, ao sul da Croácia, a última zona de resistência controlada pelos sérvios na Croácia em 1995.

Os três ex-generais, que eram julgados desde 11 de março de 2008, foram acusados de assassinato, destruição, saques, tratamentos cruéis e transferência forçada de populações para a República da Iugoslávia ou para a Bósnia Herzegovina.

Gotovina, Markac e Cermak, que se declararam inocentes, foram, segundo a acusação, responsáveis pela morte de 324 civis ou soldados que entregaram armas e pelo deslocamento forçado de 90.000 sérvios de Krajina.

A promotoria havia pedido 27 anos de prisão para Gotovina, 23 para Markac e 17 para Cermak.

Governo protesta
O governo da Croácia considerou "inaceitável" a sentença.

"Os juízes estabeleceram hoje que os dirigentes croatas atuaram em uma iniciativa conjunta contra o direito internacional e as convenções da ONU (...) e para o governo croata isto é inaceitável", afirmou a primeira-ministra croata Jadranka Kosor.

Fonte: /g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir