Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-04-2011

Taxis de Marataízes não aderiram a padronização
O objetivo é facilitar a identificação do transporte individual de passageiro (TÁXI), através de uma faixa adesiva nas cores da bandeira do município.
Taxis de Marataízes não aderiram a padronização
Foto: John Wesley

O Projeto de Lei 1318/2010 denominado "TAXITUR" tem causado grande repercussão na cidade, o objetivo é facilitar a identificação do transporte individual de passageiro (TÁXI), através de uma faixa adesiva nas cores da bandeira do município.

Nossa cidade está em constante crescimento precisamos adaptá-la aos parâmetros de uma cidade já desenvolvida, o turismo tem crescido vertiginosamente e a segurança poderá sim ser mais eficaz, pois a clandestinidade poderá facilmente ser combatida, cidades bem menores já aderiram a padronização e praticamente todas as capitais já estão de alguma forma com este tipo de transporte padronizado, facilitando a fiscalização e a condução dos seus usuários.

Idealizada pela vereadora Ida Gazzani, a padronização dos serviços prestados por taxistas no município não passou da teoria. O "TAXITUR" foi apresentado para os taxistas, autoridades e população em geral no segundo semestre do ano passado. Passaram-se dez meses desde a exibição da teoria e até agora o projeto não deslanchou.

Na prática tudo continua acontecendo da mesma forma: pontos de taxistas espalhados por toda a cidade, sem identificação e organização; falta de segurança para os usuários do serviço e para os taxistas. Segundo o taxista João Batista (Batista da Saúde), os problemas são muitos: "não tem cobertura para estacionar os carros, banheiros e bebedouros, e para padronizar todos os carros fica muito caro, a prefeitura poderia entrar com uma contrapartida para resolver os problemas acarretados pela falta de organização da categoria". Afirma Batista.

O projeto 1318/2010 que cria o programa "Taxitur" diz no artigo 6º que as despesas necessárias a execução do programa fica garantida por dotação especifica da Secretaria de Turismo de Marataízes.

Entramos em contato com o secretário de Esporte e Lazer e Turismo, Sandro Faria Correia, mas não atendeu ao telefone. O Secretário de Defesa Social e Segurança Patrimonial, Marcos Gazzani informou que a prefeitura esta aguardando a criação e regulamentação da associação dos taxistas para a execução do projeto, e que esta reajustando a lei dos taxis de Marataízes para a adaptação da nova lei.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir