Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-04-2011

Síria formaliza projeto para encerrar lei de emergência
Texto está em vigor há 48 anos no país, desde um golpe de Estado
Síria formaliza projeto para  encerrar lei de emergência
Foto: /noticias.r7.com

O governo da Síria encaminhou nesta terça-feira (19) um projeto para encerrar a lei de emergência que vigora no país há 48 anos, desde o golpe de Estado que trouxe o partido Baath ao poder. Para vigorar, o texto necessita da assinatura do presidente do país, Bashar al Assad, que comanda a Síria desde 2000, informou a agência de notícias Reuters.

Entenda a estrutura do poder na Síria

A lei de emergência é anterior ao nascimento de Assad a faz com que a Síria viva um estado semelhante ao que vigorou no Brasil com o AI-5, com manifestações proibidas, reuniões e outras formas de expressão. A lei é um dos recursos mais poderosos do partido Baath, ao qual pertence Assad, para reprimir qualquer oposição.

O governo já adiantou que, para realizar manifestações, é necessário pedir uma autorização, mesmo com a eventual mudança sobre a lei.

O atual presidente sucedeu seu pai, Hafez al Assad (1930-2000), no controle do país e era uma esperança de abertura e modernização no regime, mas ao enfrentar sua maior crise desde que assumiu o posto, o Bashar Assad, um médico oftalmologista de formação, adotou um discurso duro e disse que os protestos no país são culpa de uma conspiração internacional – que teria israelenses em seu comando. Internacionalmente, um dos países mais próximos à Síria é o Irã.

O governo de Assad anunciou no último sábado (16) que suspenderia a lei dentro de uma semana. A promessa vem desde o início dos protestos contra a administração síria, que pediam inicialmente mais liberdades civis, mas evoluem para a reivindicação de queda do regime.

Grupos de direitos humanos afirmam que a repressão aos protestos mataram mais de 200 pessoas. Uma nova manifestação ocorreu durante a madrugada desta terça-feira na cidade de Homs – um indício de que o movimento, que havia começado na cidade fronteiriça de Deraa, que é originalmente mais avessa ao Baath e a Assad, está se espalhando por outras áreas do país.

Durante o fim de semana, também houve a primeira movimentação opositora registrada de Damasco, a capital do país e bastião de apoio ao governo.

Fonte: /noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir