Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2011

Explosão em café de Marrakech deixa 15 mortos
Uma violenta explosão matou 15 pessoas nesta quinta-feira, segundo um primeiro levantamento das autoridades, em um café na cidade turística de Marrakech, no Marrocos.
Explosão em café de Marrakech deixa 15 mortos
Foto: correiodobrasil.com.br

Uma violenta explosão matou 15 pessoas nesta quinta-feira, segundo um primeiro levantamento das autoridades, em um café na cidade turística de Marrakech, no Marrocos. Outras 20 pessoas ficaram feridas, segundo balanço do Ministério do Interior. A explosão atingiu o segundo andar do Café Argana, situado no meio da praça de Jamaa el Fna, frequentada por muitos turistas e sempre repleta de vendedores de rua.

Inicialmente, autoridades disseram que a explosão foi acidental e causada por botijões de gás que pegaram fogo. Mas a agência de notícias estatal MAP cita um comunicado do Ministério do Interior dizendo que a explosão parece ter sido um "ato criminoso". "As primeiras evidências coletadas no local indicam que foi um ato criminoso", diz o comunicado. O ministério disse ainda que estrangeiros estão entre as vítimas da explosão, mas não explicou quantos ou de que nacionalidade.

As autoridades não quiseram especular suspeitas de envolvimento de militantes islâmicos. O último grande ataque atribuído a eles ocorreu em 2003, em Casablanca, quando uma série de homens-bomba matou 45 pessoas. Um fotógrafo da Reuters no local disse que as equipes de resgate estão retirando partes de corpos das ruínas do Argana.

– Eu ouvi uma explosão muito alta na praça. Quando eu cheguei no local, vi pedaços de corpos sendo retirados do café. O segundo andar sofreu os maiores danos e o primeiro andar ficou praticamente intacto. Há muitos policiais e agentes forenses revirando os destroços – relatou o fotógrafo da agência Youssef Boudlal.

A MAP afirmou que uma investigação já foi aberta para determinar a causa da explosão. A bolsa de Casablanca caiu 0,41% depois da notícia da explosão. Antes dos relatos, a bolsa do Marrocos estava em alta de 0,13%.

Fonte: correiodobrasil.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir