Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-04-2011

Tornados matam mais de 200 pessoas no EUA
Tornados destroem região de Birmingham, no Alabama; ao menos 220 morreram após dezenas de tempestades
Tornados matam mais de 200 pessoas no EUA
Foto: www.fatimanews.com.br

Dezenas de tornados e violentas tempestades varreram sete Estados do sul dos Estados Unidos nos últimos dias, matando mais de 220 pessoas, destruindo bairros inteiros, derrubando árvores e cortando o fornecimento de energia elétrica. Na mais violenta série de tornados em quase quatro décadas nos EUA, ao menos 131 pessoas foram mortas apenas no Alabama, que pediu a ajuda do governo federal.

Governadores do Alabama, Mississippi e Georgia declararam emergência em algumas regiões dos Estados. "Hoje pediremos ao presidente [Barack Obama] que acelere o pedido de assistência [ao Alabama] por um enorme desastre", disse o governador do Alabama, Robert Bentley aos jornalistas, acrescentando que 500 mil pessoas estão sem energia.

"Estamos em operação constante de resgate, à procura de pessoas que possam estar soterradas", disse ele à rede de TV CNN. "Houve uma ampla devastação no norte do Estado. Estes tornados que percorrem longas distâncias de fato destroem as paisagens e as casas", acrescentou.

Por meio de uma mensagem no Twitter, Obama lamentou a destruição. "Nossos corações estão com todos os afetados por essa devastação, estamos prontos para ajudar o Alabama", disse o presidente.

De acordo com números preliminares, 131 pessoas morreram no Alabama, 32 pessoas no Mississippi, 30 no Tennessee, 11 no Arkansas, 13 na Geórgia, oito na Virgínia, duas em Louisiana e uma no Kentucky. Autoridades no Alabama e Mississippi dizem acreditar que o número de vítimas ainda deve aumentar.

DESTRUIÇíO

Algumas das áreas mais atingidas estão no Estado do Alabama, onde um tornado atingiu Tuscaloosa, que abriga a Universidade do Alabama, matando ao menos 15 -- incluindo estudantes. Lojas, farmácias e postos de gasolina ficaram totalmente destruídos na cidade de 95 mil habitantes, que fica no oeste do Alabama.

Segundo representantes da universidade, não houve estragos significativos no campus, e um grande número de estudantes se abrigou no centro de recreação, que possui 125 camas.

"Era possível ouvir o barulho dos escombros caindo. Tudo que me sobrou foram algumas roupas e ferramentas, que eram pesadas para que a tempestade levasse. Parece algo surreal", disse o estudante Steve Niven, 24.

"Posso comprar novas coisas, mas não é possível substituir as pessoas. Sinto muito por aqueles que perderam entes queridos", disse ele à Reuters.

"Todos dizem que [um tornado] tem o som parecido com o de um trem, e eu comecei a ouvir um trem", conta Anthony Foote, morador de Tuscaloosa que teve a casa amplamente danificada à Reuters. "Eu corri e me joguei na banheira, a casa inteira tremeu".

Na área de Tuscaloosa, o tráfego foi interrompido devido a árvores e fiações elétricas caídas. Alguns motoristas abandonaram os carros na ruas.

"Hoje enfrentamos estragos em uma escala sem precedentes por um longo período na cidade", disse o prefeito Walter Maddox.

Fonte: www.fatimanews.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir