Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2011

Trajetória de Messi impressiona fãs
Messi impressiona até os mais saudosistas torcedores de futebol
Trajetória de Messi impressiona fãs
Foto: www.odiario.com

Messi impressiona até os mais saudosistas torcedores de futebol. Ainda parecendo uma heresia compará-lo a mitos como Pelé e Maradona, o fato é que o garoto argentino de apenas 23 anos vem alcançando números fantásticos na sua ainda curta carreira.

E vai escrevendo seu nome em espaço de gala na história do esporte mundial. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Real Madrid, na última quarta-feira, pela Liga dos Campeões da Europa, quando Messi marcou os dois gols do Barcelona, o técnico Guardiola demonstrou seu espanto.

"Com apenas 23 anos já é o terceiro maior artilheiro de um clube centenário. Isso quer dizer algo", disse o treinador. Messi chegou a 179 gols com a camisa do Barcelona, superando Josep Samitier, que marcou 178 e defendeu a equipe nos anos 20 e 30.

O maior artilheiro do clube ainda é César Rodríguez Álvarez, que fez 235 entre 1939 a 1955. Em segundo lugar aparece o húngaro László Kubala, com 196, de 1951 a 1961. A diferença, como se percebe, é que Messi atingiu essa marca em um período muito mais curto de tempo.

O argentino foi promovido ao profissional do Barcelona em 2004, mas começou a jogar efetivamente em 2005, quando tinha 18 anos. Nesta temporada, o argentino tornou-se ainda o jogador do Barcelona e de um clube espanhol a marcar mais gols em um ano.

Messi já tem 52, superando a marca de Ronaldo no próprio Barça em 1996/1997 (47) e de Puskas, que fez 49 pelo Real Madrid em 1959/1960. A repercussão pelo mundo também foi grande após a atuação decisiva no clássico em Madri. "Genial", publicou o diário mexicano Esto.

"Messi fulminou o Real Madrid, ‘Mourió’ o Real", ironizou o também mexicano Record. "O argentino iluminou com seu gênio uma partida sabotada pelo jogo demasiado áspero dos madrilenhos", escreveu o francês L?Equipe. "Um Messi a la Maradona", cravou o italiano La Gazzetta dello Sport.

Fonte: www.odiario.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir