Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-04-2011

Ministério Público oferece nova ação contra prefeito de Presidente Kennedy
O Ministério Público Estadual (MPES) ofereceu, nessa quarta-feira (27), uma nova ação de improbidade administrativa conta o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), e mais sete pessoas
Ministério Público oferece nova ação contra prefeito de Presidente Kennedy

O Ministério Público Estadual (MPES) ofereceu, nessa quarta-feira (27), uma nova ação de improbidade administrativa conta o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), e mais sete pessoas – entre empresários e servidores municipais – por fraudes em licitações. Na denúncia, a promotoria aponta irregularidades na contratação dos serviços de rodeio que ultrapassam R$ 500 mil. O caso faz parte dos desdobramentos dos efeitos da "Operação Moeda de Troca", que desarticulou uma quadrilha de fraudadores de licitações em prefeituras capixabas.

Na denúncia, a promotoria de Justiça local aponta falhas no processo de inexigibilidade de licitação dos serviços de rodeio para as festas do distrito de Jaqueira (25ª ExpoAgro) e do município (18º ExpoKennedy), ocorridos entre março e abril do ano passado. Segundo o Ministério Público, as fraudes foram consumadas pelas empresas de Patrícia Pereira Ornelas Andrade e Robson de Souza Colombo (Robson Rodeios), ambos presos durante a operação policial.

Uma das alegações do bando para as contratações era de que os rodeios faziam parte das etapas do torneio nacional e estadual, fato que não é mencionado em nenhum momento do processo. Além do prefeito Reginaldo Quinta e dos empresários, foram denunciados José Carlos Monteiro Fraga (secretário de Turismo), Elisa Helena Lesqueves Galante (procuradora da prefeitura), Roberto Gomes Vidal e João Gabriel de Oliveira Silva.

Essa não é a primeira ação de improbidade contra Quinta. No final de dezembro, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o petebista por fraudes na contratação de shows para o "Verão Kennedy 2010". Os dois casos foram baseados em denúncias feitas pelo vereador do município, Tércio Jordão Gomes (PDT). A denúncia sobre os rodeios chegou à promotoria em 30 de abril do ano passado, quase um ano da propositura da ação.

No último dia 13, o procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini, denunciou o prefeito ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES) também por fraudes em licitações. O caso está sendo analisado pelo relator, desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, na 1ª Câmara Criminal do TJES.

Apreensão de dinheiro

No mesmo dia em que o prefeito foi alvo de nova denúncia do Ministério Público, a estranha apreensão de dinheiro em um veículo oficial da prefeitura movimentou a pacata rotina do município. De acordo com as primeiras informações, foram encontrados quase R$ 100 mil no interior de um veículo que teria sido utilizado pelo secretário de Transportes, Elion Machado, exonerado ainda na quarta-feira.

O dinheiro teria sido encontrado pelo secretário de Esportes, Leandro Rainha, que teria comunicado o fato primeiramente ao prefeito, para então fazer o contato com a delegacia local. Fontes no município relatam que Elion e Leandro passaram a noite prestando esclarecimentos.

Na primeira versão, o secretário de Transportes teria confirmado que o dinheiro seria proveniente de supostas fraudes em contrato. E entretanto, a tese foi alterada após a chegada do advogado de Elion. Como não houve flagrante, todos os envolvidos no caso foram liberados. O dinheiro foi depositado em uma conta judicial.

A veracidade das versões do episódio é alvo de suspeitas no município, já que os secretários envolvidos possuem ligação com Quinta. O secretário de Esportes é genro da vereadora Vera Lúcia, conhecida como Verinha (PTB), aliada de primeira hora do prefeito. Antes de assumir a pasta de Esportes, Rainha já havia ocupado o mesmo cargo na Secretaria de Juventude.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir