Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 03-05-2011

Critérios na contratação de profissionais

Critérios na contratação de profissionais
Foto:

Critérios na contratação de profissionais

No comércio, setor em que as micro e pequenas empresas são maioria, a contratação de funcionários requer muito mais critérios. A escassez de recursos, aliada aos pesados custos, leva à busca de indicações de pessoas para ocupar as vagas. O lojista reconhece a importância de uma contratação para o seu negócio, já que é nesta etapa que ele começa a definir se terá ou não uma boa equipe. Hoje, com o acesso fácil às tecnologias e os processos cada vez mais semelhantes, o diferencial de um negócio está no talento e na competência de seus profissionais.
Para se ter bons resultados nas vendas, é indispensável ter uma equipe profissional e focada nos resultados do negócio. E para isso é preciso adotar métodos e critérios na contratação das pessoas, avaliando as competências para as funções a serem exercidas pelos funcionários. Tem mais chance de acertar o empresário que faz avaliação da formação, do desempenho, da personalidade, da experiência, do currículo do profissional dos candidatos às vagas, utilizando testes, entrevistas e outros métodos para ver se eles estão alinhados às necessidades da empresa.
Não se deve esquecer que as contratações e as demissões trazem custos para os lojistas. Por isso, a profissionalização do negócio, com a contratação das pessoas qualificadas para a atividade, é uma forma de reduzir a rotatividade de mão de obra e os impactos negativos que isso traz para a empresa.
Prioridades
Nem todas as empresas adotam metodologias na contratação de profissionais e prestadores de serviços. Porém, essa prática tende a crescer diante da necessidade de os empreendimentos enfrentarem a concorrência, aumentarem a produtividade e alcançarem resultados nos negócios. Para os pequenos comerciantes, que têm dificuldades de recursos, a contratação pode começar com a definição de prioridades, observando as habilidades e o potencial dos candidatos para a função, escolhendo aquele que mais se adequar ao perfil desejado e que passaram por cursos específicos.

Não se deve esquecer também que esse recrutamento deve valorizar atitudes positivas e vontade de aprender das pessoas, já que hoje as informações e o conhecimento se renovam a todo instante e precisam ser atualizados constantemente. Os candidatos que apresentarem metas profissionais e como conquistá-las também merecem atenção dos lojistas, pois são sinais de planejamento e direção que podem ser oportunos para o desenvolvimento da empresa que está contratando.

Mobilização
Dando prosseguimento a suas ações, a diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) promove no dia 4 de maio, no município de Rio Bananal, um encontro com todos os presidentes das CDLs do Norte capixaba. Além da aproximação e participação das entidades, o encontro terá o objetivo de fazer um diagnóstico das necessidades da região, definindo estratégias e realizando um planejamento visando ao desenvolvimento e fortalecimento do comércio nos municípios do Norte. Este evento será coordenado pelo primeiro vice-presidente da FCDL-ES, Geraldo Magela e pela presidente CDL Linhares Izaura Pandolfi.






    Fonte: CDL Marataizes e Itapemirim
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir