Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2011

Em São Paulo, exposição apresenta a vida e carreira de Grace
A exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco abriu ao público nesta quinta-feira (5) e segue até o dia 10 de julho no Museu de Arte Brasileira da FAAP
Em São Paulo, exposição apresenta a vida e carreira de Grace
Foto: www.jb.com.br

A exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco abriu ao público nesta quinta-feira (5) e segue até o dia 10 de julho no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, com entrada gratuita, na intenção de apresentar momentos da atribulada vida daquela que é considerada a "princesa mais bonita da história". Antes, porém, foi a musa de Hitchcock, diva em Hollywood, adoradora de noitadas regadas a drinques, para só então se tornar a figura mitológica que é.

Desvendar quem foi Grace Patricia Kelly nascida na Filadélfia em 12 de novembro de 1929 foi o recorte escolhido pelo curador Frédéric Mitterrand, ministro da Cultura da França, e Grimaldi Forum. Porque sim, a vida e todos os sinônimos do luxo, beleza, alegria, família, encantamento e sonho foram a guia mestra para desfragmentar aos visitantes a personalidade de Grace Kelly. A faceta obscura do espelho é apagada (só reflete o belo), melancolia e solidão são aspectos inabitados, escondidos na exposição, revelados apenas nas entrelinhas das correspondências reunidas.

Em 12 espaços é possível percorrer álbuns de família, a carreira no cinema e como modelo toda rememorada por artigos de jornal, pôsteres, projeção do filme Ladrão de Casaca, rodado na Côte d"Azur onde teve seu primeiro contato com o Principado de Mônaco, e mesmo a estatueta do Oscar ou o vestido usado por ela na cerimônia de premiação. A propósito são os vestidos, joias, chapéus e as versões para a famosa bolsa Kelly da Maison Hermès, moda nos anos 50 e 60 após ter sido flagrada para esconder uma suposta gravidez.

O estilo Grace Kelly de sofisticação, elegância, austeridade, beleza clássica, ar virginal e maneiras aristocráticas ronda o imaginário coletivo feminino que sonham em viver um conto de fadas (Kate Middleton reavivou este sentimento) e é aguçado em trajes Balenciaga, Dior, Chanel, Givenchy e Yves Saint-Laurent (incluindo o tubinho inspirado nos trabalhos de Modrian). Isso sem citar Cartier, Jean Schlumberger e Van Cleef & Arpels (importantes joalheiros do século XX) ou o vestido de casamento feito em renda bordada, seda e perólas pela estilista Helen Rose.

Peças e acessórios desejos de todos, independente de sua posição hierárquica: de plebeus à princesas e rainhas.

Os Anos de Grace Kelly, Princesa de Mônaco5 de maio a 10 de julho de 2011Museu de Arte Brasileira da FAAPRua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo(11)3662-7200Entrada franca

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir