Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2011

O lixão continua fazendo parte dos problemas de Marataízes
A informação de que desde o ano de 2009 a prefeitura não depositaria lixo em Jacarandá no interior do município, isso não procede.
O lixão continua fazendo parte dos problemas de Marataízes
Foto: John Wesley

O Lixão não faz parte do passado, como divulgou a prefeitura de Marataízes. A informação de que desde o ano de 2009 a prefeitura não depositaria lixo em Jacarandá no interior do município, isso não procede. A equipe de reportagem do site maratimba.com, fez um flagrante de uma caçamba coletora despejando os entulhos no lixão que deveria estar desativado.

No local, a reportagem encontrou alguns populares, catadores, que tiram do lixão algo que possa servir como renda e que estavam no aguardo da caçamba da prefeitura de Marataízes, na esperança de encontrar algo que pudesse ser comercializado. É o caso, por exemplo, do desempregado Francisco Damião da Silva, que ainda encontra no lixão de jacarandá, uma fonte de sustento pro seu dia-a-dia. "Tenho 55 anos e não consigo um emprego, por isso venho aqui e fico catando lixo, pra ver se encontro algum alumínio, uma latinha, ou qualquer outra coisa que eu possa vender e comprar meu lanche de hoje", disse Francisco Damião.

O Lixão de jacarandá é uma prova de que o compromisso da prefeitura de Marataízes com a sociedade não está sendo cumprido, "não é mais como antigamente, mais muita gente ainda vem aqui praticamente todos os dias, seja pra catar alguma coisa no lixo, ou até mesmo para alimentar os porcos, esse lixão nunca deixou de funcionar, eu mesmo estou sempre por aqui, e não é porque gosto, e sim porque não tenho outra opção", justifica uma catadora que não quis se identificar.

O cenário é realmente desolador. Além das montanhas de lixo e da lama na estrada carroçável, a reportagem também se deparou com cenas fortes de sobrevivência, onde alguns cachorros se alimentavam da carne fétida de restos de animais jogada no lixão, que também já estava praticamente encoberta por urubus. "O mau cheiro incomoda a quem passa longe, imagine quem tem que ficar aqui vasculhando lixo por lixo, sem nenhuma proteção", complementou a catadora.


Essa questão do lixão de jacarandá deixa em dúvida tudo que foi divulgado em relação aterro sanitário, pois Marataízes tem um extenso lençol freático onde impossibilita a criação de lixão no município. A prefeitura contratou a empresa CTRV de Vila Velha no valor de mais de 700.000,00 para fazer o transbordo do lixo. Segundo a prefeitura já existe um projeto onde o lixo não será depositado no chão, vão direto para as caçambas um sistema tipo "silo" onde as caçambas entrarão de baixo e o lixo será depositado direto e levado para seu destino final em vila velha, mais isso não esta acontecendo, pois a mais de seis messes os dejetos estão sendo depositados no chão.

Pelo que dá para entender até o momento, é que o projeto pode até existir, mas jacarandá continua servindo como local de despejo de lixo e restos de materiais, pela própria prefeitura.







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir