Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-05-2011

Casagrande dá primeira mexida no tabuleiro político do sul do Estado
Depois de consultar os deputados estaduais Theodorico Ferraço (DEM) e Glauber Coelho (PR), únicos representantes do sul do Estado na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande mexeu no tabuleiro político da região.
Casagrande dá primeira mexida no tabuleiro político do sul do Estado
Renato Casagrande

Depois de consultar os deputados estaduais Theodorico Ferraço (DEM) e Glauber Coelho (PR), únicos representantes do sul do Estado na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande mexeu no tabuleiro político da região.

Tirou do cargo de superintendente regional de Saúde Jathir Moreira, afilhado de Ferraço, e colocou no lugar o odontólogo Jair Ferraço Junior (PSB), virtual candidato a prefeito de Castelo, no ano que vem.

De acordo com uma fonte do palácio Anchieta, a substituição no cargo de Jathir Moreira por Jair Ferraço não gerou maiores constrangimentos no deputado Theodorico Ferraço, que tinha naquela vaga sua cota pessoal na relação política com a região. Quanto a Glauber Coelho, que tem sua plataforma política voltada para a área da saúde, também não houve manifestação contrária.

A mudança na superintendência regional da Saúde, que tem sede em Cachoeiro de Itapemirim, foi interpretada nos meios políticos de Castelo como um grande reforço por parte do governo do Estado à candidatura a prefeito de Jair Ferraço, apesar de Casagrande ter anunciado que não iria interferir no processo político eleitoral do ano que vem.

Jair Ferraço, ao assumir o cargo, passa a ter influência direta sobre uma das áreas mais problemáticas da região, que é a saúde pública, onde se acumula a cada dia maior número de pessoas nas filas em busca de atendimento médico. Muitos dos pacientes são transferidos, inclusive, para a Grande Vitória, onde encontram as mesmas dificuldades de socorro imediato.

Em Castelo, berço de nascimento do governador Renato Casagrande, a Santa Casa de Misericórdia local padece há anos de uma dívida com seus fornecedores que não consegue quitar. Nos fins de ano, a Câmara Municipal tem socorrido a instituição repassando à prefeitura o superávit de seu orçamento anual, a fim de pagar o décimo terceiro de seus funcionários.

Logo depois que assumiu o governo do Estado, Renato Casagrande foi procurado no palácio Anchieta por alguns vereadores de Castelo, preocupados com a situação pré-falimentar da Santa Casa local e obtiveram dele a promessa de que medidas necessárias seriam tomadas a fim de evitar que o problema se consumasse. A entrada de Jair Ferraço na superintendência regional da Saúde pode representar uma dessas medidas.

Jair Ferraço, caso venha se confirmar candidato a prefeito de Castelo, tem até março do ano que vem para se desincompatibilizar do cargo, quando deverá enfrentar os pré-candidatos Luiz Carlos Piassi (que está deixando o PSDB), José Carlos Puziol (PDT) e Gilberto Gava Marques (PT).


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir