Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2011

Viúvas de Bin Laden deram poucas informações
Pentágono confirmou que mulheres do terrorista já foram interrogadas. EUA querem saber mais sobre estadia do líder da al-Qaeda no Paquistão.
Viúvas de Bin Laden deram poucas informações
Foto: g1

Autoridades norte-americanas no Paquistão já interrogaram as três viúvas do terrorista Osama bin Ladena, mas conseguiram poucas informações novas sobre a permanência do líder da al-Qaeda no Paquistão, disse nesta sexta-feira (13) uma autoridade dos Estados Unidos.

Bin Laden, mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington, morreu numa operação mês contra seu complexo no Paquistão, realizada por uma equipe de forças especiais da Marinha norte-americana em 2 de maio.

As três viúvas estavam no local e agora estão sob custódia de autoridades paquistanesas.

Além de matar o terrorista, os EUA confiscaram o que autoridades norte-americanas descreveram como sendo um tesouro de material de inteligência.

Autoridades agora estão tentando decifrar elementos importantes sobre a vida do líder da al-Qaeda, inclusive como ele chegou a viver na cidade de Abbotabad, no norte do Paquistão, e com quem ele se encontrou antes de sua morte.

"Os EUA interrogaram as viúvas de Bin Laden, mas elas ainda não estão sendo particularmente comunicativas" disse uma autoridade norte-americana com conhecimento da investigação, sob condição anonimato.

O porta-voz do Pentágono, coronel David Lapan, confirmou que representantes do governo dos EUA conseguiram interrogar as mulheres, mas se negou a especificar que agência as autoridades representavam ou a repassar detalhes.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, também confirmou que os EUA tiveram acesso às viúvas, mas não deu nenhum detalhe sobre os interrogatórios.

Autoridades norte-americanas estão trabalhando junto com o Paquistão para conseguir maior acesso às viúvas.

O Paquistão disse que iria repatriar as três mulheres e suas crianças. Uma é do Iêmen e as outras duas da Arábia Saudita.

O governo paquistanês se irritou por não ter sido informado da operação que matou Bin Laden, e está sob pressão americana para explicar como o líder da al-Qaeda conseguiu viver tão perto da principal academia militar do país.

Sua presença aprofundou as suspeitas de que a agência de espionagem e inteligência do Paquistão pode ter tido laços com Bin Laden e outros membros da al-Qaeda.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir