Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2011

Lua de Júpiter está recheada de fogo
Imagens captadas pela sonda Galileu revelaram que lua Io tem um oceano de magma em seu centro
Lua de Júpiter está recheada de fogo
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A lua Io, que gira ao redor do planeta Júpiter, talvez seja o corpo celeste que mais se aproxima do conceito de "inferno". Com a maior atividade vulcânica do sistema solar, seus mais de 400 vulcões ativos jorram lava e conferem a Io um aspecto um tanto quanto peculiar. Uma nova análise dos dados coletados pela sonda espacial Galileu levou os pesquisadores a concluir que, por dentro, a lua está recheada de magma.

Basicamente é um oceano de magma com mais de 50 quilômetros de espessura, sendo que cerca de 20% dele está derretido. "Ficamos muito surpresos com a descoberta. Não porque achamos algo totalmente inesperado, pois ideias teóricas já sugeriam que poderia haver um oceano de magma em Io. A surpresa foi devido ao fato de um modelo de oceano de magma corresponder tão bem às observações que fizemos e também por ela nos fornecer a espessura e a porcentagem derretida do oceano de magma", explicou ao iG Krishan Khurana, principal autor do artigo, da Universidade da California em Los Angeles, Estados Unidos.

A descoberta põe também fim a duas dúvidas antigas. "Finalmente entendemos, com pequena margem de dúvida, de onde os vulcões de Io pegam todo o magma e também porque o magma é distribuído de maneira tão uniforme na superfície lunar. Agora, temos também uma explicação para a falta de um campo magnético interno em Io. Nosso trabalho sugere que o oceano de magma age como uma barreira ao resfriamento do centro da lua, impedindo que haja convecção [movimento de um fluido que gera um campo magnético]. Sem convecção um núcleo metálico não consegue gerar uma campo magnético", afirmou Khurana.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir