Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 17-05-2011

Marataízes tem o primeiro Taxi padronizado
Marataízes tem o primeiro veículo padronizado que será utilizado no serviço de táxi.
Marataízes tem o primeiro Taxi padronizado
Foto: John Wesley

Marataízes tem o primeiro veículo padronizado que será utilizado no serviço de táxi. A cor predominante é o branco, com uma faixa adesiva nas cores da bandeira do município. A padronização está prevista na Lei nº. 1318/2010, que disciplina este serviço no município. O modelo e a lei foram idealizados pela vereadora Ida Gazzani e regulamentado pela prefeitura de Marataízes.

Conforme legislação, táxis terão que utilizar a cor Branca predominante, com uma faixa adesiva nas cores da bandeira do município. A padronização dos veículos oferece uma grande referência ao serviço de táxi e marca o início da modernização deste sistema, pois sai de regras antigas, constantes em uma legislação de 1986, para uma lei moderna sancionada em 2010, tornando o serviço de táxi uma referência.

Atualmente, Marataízes tem 40 veículos para este serviço. O prazo para padronização estabelecido pela prefeitura é de 30 dias. De acordo com o Secretário de Defesa Social e Segurança Patrimonial Marcos Gazzani, nenhuma medida punitiva será aplicada, caso os taxistas não padronizem seus automóveis. "Nós apenas solicitaremos que a categoria apresente a prorrogação do prazo", disse.

Segundo o Taxista João Batista (Batista da Saúde), os taxistas deverão pedir a prorrogação do prazo de 60 dias, junto à PMM. Ele afirmou que quem não cumprir o prazo estipulado pode perder a licença do automóvel. "Apesar de ser um processo gradativo, esperamos que toda a categoria tenha adesão ao novo modelo. Vamos cumprir normalmente a lei", comentou.

Outra característica importante é que, a partir de agora, os veículos utilizados neste serviço deverão ser substituídos em até dez anos. Os Taxistas apoiaram a aprovação da Lei e a implementação destas medidas que darão ainda mais qualidade e segurança ao serviço.

Uma das vantagens da padronização é agregar valor ao serviço, porque antes eram poucas as características que diferenciavam o veículo de táxi de um veículo particular. Agora, tanto os maratimbas como pessoas de outros municípios que vierem à cidade poderão identificar com facilidade os veículos que prestam este importante serviço.

O lay-out está relacionado aos símbolos municipais, como o Amarelo, Branco, Preto e o Azul que representa as corem da Bandeira e do Brasão de Armas Municipal.

Amarelo - símbolo do ouro e do sol significa o poder e a bondade de Deus. No município, o amarelo simboliza suas riquezas naturais, como o abacaxi e a cana-de-açúcar.

Branco – cor da paz e que expressa calma e bondade. Representa a paz e a tranqüilidade encontradas nas praias e nas localidades do interior do município.
Preto – na Grécia Antiga simbolizava a vida pelo fato do dia nascer da escuridão. Para o município significa seu progresso, simbolizando uma cidade que sai do anonimato da pequena região Sul do Espírito Santo, para o Brasil, através do turismo e do petróleo.

Azul – cor que lembra o céu e o mar, simbolizando tranqüilidade e grandeza. Para o município, o azul simboliza o mar e suas riquezas, seus peixes e também o rio Itapemirim com sua importância econômica e histórica.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir