Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2011

DNA identifica vítimas do voo 447
As amostras de DNA extraídas dos dois corpos de vítimas do voo AF-447 resgatados há dez dias no Oceano Atlântico servirão para identificar os passageiros ou tripulantes
DNA identifica vítimas do voo 447
Foto: g1.globo.com

As amostras de DNA extraídas dos dois corpos de vítimas do voo AF-447 resgatados há dez dias no Oceano Atlântico servirão para identificar os passageiros ou tripulantes. A informação foi confirmada ontem pela Gendarmerie Nationale, a Polícia Militar da França, e já começou a ser comunicada às famílias. O sucesso do trabalho dos peritos deve levar a Justiça de Paris a ordenar que mais corpos sejam retirados dentre os destroços e trazidos à superfície.

A confirmação foi feita pelo serviço de Relações Públicas da Gendarmerie em Paris. "A extração do DNA para fins de obtenção de um perfil pode ser feito, o que confirma que a identificação é possível", afirmou um porta-voz do serviço. Até aqui, entretanto, as amostras de material genético ainda não foram comparadas com as colhidas de parentes de vítimas do voo. Assim, os dois corpos recolhidos do fundo do mar ainda não foram identificados, o que deve ocorrer nos próximos dias.

O objetivo dessa primeira etapa científica era confirmar que a identificação dos corpos seria possível, segundo explicou há uma semana François Daoust, diretor do Instituto de Pesquisas Criminais (IRCGN). Em carta às famílias de vítimas, os juízes de instrução do Tribunal de Grande Instância de Paris, Sylvia Zimermann e Yann Daurelle, comprometeram-se a empreender todos os esforços para recuperar os corpos que apresentarem melhores condições de conservação.

Nos próximos dias, uma nova equipe do navio Ile de Sein partirá de Dacar (Senegal) em direção à região do acidente, onde retomará os trabalhos de buscas de peças do Airbus A330-200 e dos corpos. A missão principal da equipe, entretanto, será recuperar as peças, que podem esclarecer as causas do desastre, segundo informou Jean Quintard, procurador-adjunto do caso, na última quinta-feira.

Um dia depois de o jornal "Le Figaro" afirmar que as gravações das caixas-pretas do voo AF-447 inocentavam a fabricante da aeronave, a Airbus, e reforçavam a hipótese de falha humana, as suspeitas seguem repercutindo na França. Ontem o diretor-técnico do Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), Alain Bouillard, afirmou à Agência France Presse (AFP) que as gravações não indicam "disfuncionamento maior" no avião, como panes elétricas totais, bloqueio dos motores ou alarmes incompreensíveis.

Fonte: www.odiariodemogi.inf.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir