Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2011

Taleban assume atentado contra carros dos EUA no Paquistão
Ação que deixou um morto vem na onda de violência após a morte de Bin Laden
Taleban assume atentado contra  carros dos EUA no Paquistão
Foto: noticias.r7.com

O Taleban paquistanês assumiu a autoria do atentado a bomba contra dois veículos consulares americanos na cidade de Peshawar, no oeste do Paquistão. A explosão matou uma pessoa e feriu outras 12, informou a agência de notícias Reuters. Inicialmente, as autoridades haviam informado a morte de duas pessoas.

O ataque é o mais recente de uma onda de violência desde a morte de Osama bin Laden, em uma operação das Forças Armadas dos Estados Unidos na madrugada do último dia 1º para o dia 2 de maio.

A polícia disse que um carro-bomba foi detonado por controle remoto durante a passagem do comboio, matando um cidadão paquistanês.

O porta-voz da embaixada dos EUA, Alberto Rodriguez, afirmou que dois dos 12 feridos são americanos. Segundo a polícia paquistanesa, ambos eram seguranças da embaixada.

O ataque aconteceu em uma avenida de grande movimento, em uma área onde vivem muitos diplomatas ocidentais. Os terroristas usaram 50 kg de explosivos, segundo a polícia.

O chefe da polícia de Peshawar, Liagat Ali, disse que esse não foi um atentado suicida.

Cidade já foi o lar de Bin Laden

Peshawar é a capital da conflituosa província de Khyber-Pakhtunkhwa, onde o Taleban tem grande presença. A província foi alvo em 2011 de alguns dos atentados mais devastadores para a população civil e as forças de segurança paquistanesas.

O último desses atentados aconteceu há uma semana e matou cerca de 90 pessoas em uma academia da guarda de fronteiras do Paquistão. O Taleban assumiu a autoria do ataque, que, segundo os terroristas, foi perpetrado para vingar a morte de Osama bin Laden.

A cidade foi também o lar de Osama bin Laden na década de 1980, quando grupos islâmicos estavam combatendo a ocupação soviética no Afeganistão.

Mais de uma década depois, com o Taleban no poder no Afeganistão, o país serviu de abrigo a Osama bin Laden, que de lá planejou os ataques de11 de setembro de 2001.

Depois dos atentados em solo americano, os EUA invadiram o Afeganistão e depuseram o governo do Taleban.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir